Cultura

Rivoli apresenta hoje em estreia a criação La Valse do coreógrafo Raimund Hoghe

O Teatro Municipal do Porto - Rivoli apresenta nesta noite, em estreia nacional, o espetáculo de dança "La Valse" de Raimund Hoghe, que assinala os 25 anos de atuações do artista e dramaturgo alemão em Portugal. 

Em "La Valse", que sobe ao palco pelas 21,30 horas, Raimund Hoghe assume mais um trabalho icónico da história da dança e da música, tendo desta vez como premissa uma peça para orquestra de Maurice Ravel, apresentada pela primeira vez em 1920, em Paris.

A peça musical foi adaptada para um espetáculo de dança por Bronislava Nijinska, em 1928, e a versão do coreógrafo alemão é um combinado destas duas: versão com orquestra e versão em piano, pelo pianista belga Guy Vandromme. O artista Luca Giacomo Schulte foi preponderante na idealização visual do espetáculo.

Nas diversas vezes em que se apresentou em Portugal, Raimund Hoghe esteve também no Porto, tendo trazido ao Rivoli a sua homenagem a Judy Garland 
"An Evening with Judy" e a criação "Quartet", na altura em que o coreógrafo celebrava 20 anos de carreira. Voltou igualmente para a edição inaugural do Festival DDD - Dias da Dança com "Songs for Takashi", em que trabalhou com o bailarino japonês Takashi Ueno. 

Neste novo regresso, além de "La Valse", Raimund Hoghe apresentou já uma performance com 12 jovens, na semana passada, e está ainda retratado na exposição antológica "Body Landscape", de Rosa Frank, patente até sábado no Rivoli.

//

LA VALSE de Raimund Hoghe (Alemanha)

Estreia nacional
- quinta-feira de 29 março / 21h30  


Grande Auditório - Rivoli 

Bilhetes 10,00EUR

M/12

Duração aprox. 3h (com intervalo)

/

Ficha técnica e artística:

Conceção, coreografia e cenografia: Raimund Hoghe

Colaboração artística: Luca Giacomo Schulte

Interpretação: Marion Ballester, Ji Hye Chung, Emmanuel Eggermont, Raimund Hoghe, Luca Giacomo Schulte, Takashi Ueno e Ornella Balestra como convidada

Piano: Guy Vandromme

Luz: Raimund Hoghe, Amaury Seval

Som: Nicolás Kretz

Fotografia: Rosa Frank

Produção administrativa: Mathieu Hillereau, Les Indépendances

Músicas interpretadas por: Leonard Bernstein, Ferenc Fricsay, Joseph Schmidt, Fritzi Massary, Herbert von Karajan, Erich Kleiber, Erna Sack, Teresa Stratas, Josephine Baker, Juliette Greco, Vera Lynn, Patti Page, Colin Farrell, Francoise Hardy, Hélène Grimaud, Rod Stewart, Audrey Hepburn, Odetta e Guy Vandromme.

Produção: Raimund Hoghe - Hoghe & Schulte GbR (Düsseldorf)

Como o apoio de: Ministerium für Kultur und Wissenschaft des Landes Nordrhein-Westfalen, Kunststiftung NRW, Kulturamt der Landeshauptstadt Düsseldorf, Fonds Transfabrik - Fonds Franco-allemand pour le Spectacle Vivant.

Apoio especial: Teatro Municipal do Porto, Centre National de Danse Contemporaine de Angers, La ménagerie de verre de Paris sob os auspícios de Studiolab, e Tanzhaus NRW von Düsseldorf.

Agradecimento especial: Agnès B. Paris