Cultura

Ribeira do Porto eleita um dos tesouros do cinema europeu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_ribeira.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Ribeira do Porto foi eleita um dos tesouros do cinema europeu, pelo valor histórico "que deve ser mantido e protegido". A escolha para incluir aquela zona do Centro Histórico portuense na lista dos Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia foi feita pela Academia de Cinema Europeu (European Film Academy).

Em entrevista à TSF, o presidente da Câmara do Porto mostrou-se "muito satisfeito". "Há muitos anos que tem havido um grande empenho desde que a Ribeira do Porto faz parte do Património Cultural da Humanidade. Há um grande esforço de reabilitação, mantendo aquilo que é a traça original da Ribeira com as suas pontes, o seu casario e as suas gentes. Há um património material e imaterial que percorre vários séculos e várias arquiteturas", afirmou Rui Moreira.

O autarca lembrou ainda como alguns filmes de Manoel de Oliveira ali foram rodados, como "Douro, Faina Fluvial" (1931), "Aniki Bobó" (1942) e "O Porto da Minha Infância" (2001). Rui Moreira destacou o primeiro, porque "exalta o que era a Ribeira de então. Hoje é um pouco diferente, deixámos de ver lá navios, mas continuamos a ver no fundo as mesmas pessoas, o mesmo casario, as mesmas pontes. É talvez aquilo que a nós, portuenses, mais nos recorda Manoel de Oliveira".

A iniciativa — que distinguiu, até ao momento, 35 locais em países como França, Itália, Espanha, Reino Unido, Polónia, Islândia, Escócia, Letónia, Hungria, Dinamarca, Croácia, Alemanha, Suécia, Grécia, Áustria, Rússia, Ucrânia e Arménia — pretende destacar e proteger espaços de filmagem com valor simbólico e histórico para o cinema europeu.

“A European Film Academy está a alargar o seu âmbito e a abraçar o cinema europeu, dos clássicos ao cinema contemporâneo, para celebrar a rica e diversificada herança cinematográfica da Europa. Para isso, foi criado um departamento dedicado ao Património do Cinema Europeu. Como uma das primeiras atividades deste novo departamento e à luz da 35.ª edição dos European Film Awards deste ano, a Academia acrescenta mais 22 lugares aos Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia”, explica a entidade em comunicado.

A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista dos Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia, juntando-se a locais em França, Polónia, Espanha, Reino Unido ou Letónia.