Sociedade

RH Meeting revelou as melhores práticas em recursos humanos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Centro de Congressos da Alfândega recebeu uma nova edição do RH Meeting, o maior evento de recursos humanos do norte do país, a 23 e 24 de novembro.

Organizado em parceria entre a Câmara do Porto e a Abilways, a iniciativa reuniu, ao longo dos dois dias, milhares de profissionais do setor, que quiseram ouvir e pensar as melhores estratégias para a gestão dos principais ativos das empresas e instituições: as pessoas.

Para a vereadora com o Pelouro de Recursos Humanos da Câmara do Porto, esta iniciativa é, "acima de tudo, um espaço privilegiado para aprendermos, refletirmos e conhecermos algumas das melhores práticas do mercado na área dos recursos humanos".

Catarina Araújo, que marcou presença numa mesa redonda sobre as "linhas vermelhas da liderança", ao lado de Margarida Almeida, fundadora e CEO da empresa Amazing Evolution, destacou a importância de um líder ser capacitado com as ferramentas necessárias para reconhecer os seus limites pessoais, fomentando a autoconsciência e a auto liderança, realçando, ainda, o indiscutível papel da organização na potenciação destes profissionais.

A este propósito, a Câmara do Porto tem investido na capacitação dos seus líderes, através da formação e capacitação contínua e da promoção da saúde mental, destacando-se o Programa de Liderança, desenvolvido em 2019, e focado em quatro grandes eixos: comunicação, gestão de pessoas, empreendedorismo e gestão.

O programa formativo inicia, precisamente, com um diagnóstico do perfil de liderança de cada dirigente, permitindo aprofundar o seu autoconhecimento e trabalhar as suas áreas de desenvolvimento.

Conforme explicado pela vereadora "procura-se que os líderes sejam envolvidos em todas as iniciativas, para que eles sejam os nossos embaixadores e contribuam para uma cultura organizacional próxima, garantindo a prossecução dos valores não negociáveis na instituição, como o rigor, a transparência, a ética, a equidade e a orientação para o cidadão".

Segundo a responsável, "mais do que nunca, os líderes devem ser agentes de mudança nas equipas e nas pessoas que lideram, garantindo a sua motivação, desenvolvimento e satisfação contínua, promovendo a motivação e competência das suas equipas".

A Câmara do Porto apresentou, também, a sua visão sobre a criação e atratividade de emprego público, através de Salomé Ferreira, diretora da Gestão de Pessoas e Organização, bem como o caso prático da plataforma de recrutamento e do projeto "ativa o tempo", de preparação e transição para os trabalhadores em idade de reforma.