Revista de viagens elege o que há de melhor para se fazer na “antiga e colorida” cidade do Porto
Porto.
Notícia
Miguel Nogueira
A conceituada revista Condé Nast Traveler publicou, este mês, um artigo no qual sugere uma lista com as melhores atividades para os visitantes realizarem no Porto. Ao classificar a cidade como “uma das mais antigas e coloridas da Europa”, a publicação refere ainda o crescente interesse dos turistas em optarem por estadias cada vez mais longas.
De acordo com o artigo, a seleção das melhores atividades pode ajudar os visitantes a “mergulhar em sons, sabores e cheiros”, de modo a aproveitarem ao máximo a experiência de passear pela cidade do Porto.
Uma das primeiras recomendações é vaguear pelas ruas da Invicta para explorar “os azulejos azuis e brancos que contam a vida de santos ou retratam a história portuguesa”. Para melhor apreciar esta forma de arte, a revista sugere uma visita à Estação de São Bento, passando ainda pela Igreja de Santo Ildefonso, pela Capela das Almas, pela Sé do Porto e pela Igreja do Carmo.
Durante a viagem, uma ida ao Mercado do Bolhão é “imperdível”, refere a revista. No que diz respeito a ideias mais cultuais, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Fundação Serralves e a Ó! Galeria são os eleitos.
Depois de uma caminhada em busca da arte e da cultura, porque não apreciar a beleza natural do Porto? A Condé Nast Traveler aconselha atravessar a Ponte Luís I a pé, onde os turistas poderão usufruir de “vistas panorâmicas impecáveis” para o rio Douro.
Comer e beber na cidade
A gastronomia portuense também é um dos destaques. A revista aconselha a provar francesinha, que descreve como “uma iguaria local”. Quanto aos locais onde pode ser saboreada, a publicação sugere os restaurantes Café Santiago, Brasão Cervejaria, Cufra ou O Afonso. A revista aponta ainda o restaurante A Gruta e o Euskalduna como alguns dos “melhores da cidade”.
Para integrar ainda mais “a cultura portuguesa”, nada como beber café e comer uma nata. A publicação propõe uma passagem pelo Café A Brasileira – “um dos mais emblemáticos” da cidade –, pelo café Guarany, pelo Época Porto ou A Certain Café.
O final do dia de passeio pode ser finalizado com um copo em alguns dos melhores bares do Porto. Para entrar no espírito da cidade, os visitantes podem beber cerveja no Musa ou degustar vinhos no Tia Tia.
A Condé Nast Traveler aconselha os leitores a não irem embora sem antes passar por uma das praias da cidade, visitar o vale do Douro ou conhecer as caves do vinho do Porto, de modo a degustar o elixir da região.
Recentemente, os leitores da revista de viagens norte-americana “Travel + Leisure” votaram nos World’s Best Awards 2024 e elegeram a cidade do Porto como uma das 15 melhores a visitar em toda a Europa. Fatores como o património, a cultura, a gastronomia, o comércio e a hospitalidade da população local foram tidos em conta.