Turismo

Revista da Swiss Air convida designer da marca Porto. a criar roteiro pela cidade

  • Notícia

    Notícia

A edição de junho da Swiss Magazine dedica seis páginas inteiras à cidade do Porto, sob a proposta de roteiro de Eduardo Aires, o designer que criou a marca Porto. em 2014 e que, desde então, tem sido internacionalmente galardoado por este trabalho. Os leitores da revista de bordo da companhia área de bandeira suíça podem assim aguçar a curiosidade sobre a Invicta, através das sugestões de um "embaixador" que tão bem a conhece.

A sugestão de Eduardo Aires para a short trip (viagem de curta duração) pela cidade do Porto, inclui dez paragens obrigatórias, que partem da própria experiência e vivência do aclamado designer portuense.

No artigo bilíngue (escrito em alemão e inglês), intitulado "O Meu Porto" ("My Porto"), a cidade começa por ser descrita pela sua "localização pitoresca", pelo seu único modus vivendi, que combina um lifestyle descontraído e casual com o gosto das suas gentes pela cultura e também "pela sua maravilhosa gastronomia".

E, é precisamente a partir deste tema, que se desenvolve a conversa com o também professor de Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cicerone nesta "viagem" proposta pela Swiss Air na sua publicação mensal. Para Eduardo Aires, a cozinha é lugar de convívio e de encontros: "cozinhar é um ato de generosidade", afirma. Na sua proposta de roteiro, há por isso lugares que tudo têm a ver com o seu apetite pela boa gastronomia.

A começar pelo Mercado do Bolhão, o centenário mercado de frescos que está agora a ser restaurado. Foi sempre lá que o designer, que dirige o homónimo Studio Eduardo Aires, se abasteceu. E assim continua a ser, agora, no Mercado Temporário, localizado a duzentos passos do icónico edifício. Aliás, é também o seu gabinete de design o responsável por toda a imagem visual do Temporário, como se pode verificar nos diferentes suportes de comunicação criados, designadamente em mupis espalhados por toda a cidade, na fachada do La Vie, ou até no interior do próprio mercado, onde devidamente organizadas, estão penduradas as fotografias de todos os comerciantes, com a descrição do seu nome e ramo de negócio, entre outras peças de comunicação.

Mas há mais nove paragens obrigatórias devidamente fundamentadas por Eduardo Aires que compõem a extensa notícia: o Hotel Teatro, a Confeitaria do Bolhão, A Vida Portuguesa, o restaurante Cozinha da Amélia, o Cafeína, ou o mais recente Oficina (localizado no quarteirão Miguel Bombarda), a Gelataria Sincelo, o bar Aduela ou, ainda, o bar da praia de Gondarém.

A Swiss Air, uma das mais importantes companhias aéreas da Europa, tem intensificado, nos últimos anos, o número de operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Por semana, chegam ao Porto 11 voos de Zurique, ao passo que de Geneva aterram, semanalmente, oito aviões.

Consulte o artigo na íntegra em anexo.