Cultura

Revelação Novo Banco é Bruno Zhu

  • Notícia

    Notícia

bz5.jpg

O portuense Bruno Zhu foi o vencedor do Prémio Novo Banco Revelação, que sucede ao Prémio BES Revelação, atribuído desde 2005 a jovens criadores portugueses no campo da fotografia, segundo anunciou ontem o Museu de Serralves, perante o presidente da Câmara do Porto, agora também detentor do pelouro da cultura.

Nascido no Porto há 23 anos, Zhu é licenciado em Design de Moda pela Central Saint Martins de Londres, Bruno Zhu frequenta o mestrado em Artes Plásticas no Sandberg Institute em Amesterdão, onde vive actualmente. Este ano, o Prémio Novo Banco Revelação contou com 72 candidatos. Bruno Zhu foi seleccionado de entre quatro finalistas. O prémio, que resulta de uma parceria entre Serralves e o Novo Banco, foi reformulado após a resolução do Banco Espírito Santo.

O júri internacional considerou que o trabalho de Bruno Zhu com a fotografia "aproxima a experiência do espectador da manipulação quotidiana a que as imagens estão sujeitas na actualidade, nomeadamente na Internet". "Misturando de forma descomplexada referências eruditas e populares", diz o comunicado do Museu de Serralves, "o artista relaciona a criatividade contemporânea com a fluidez dos media".