Sociedade

Reunião de trabalho nos Paços do Concelho abordou acessibilidades e inclusão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, recebeu Salvador Mendes de Almeida, fundador e presidente da Associação Salvador, numa reunião de trabalho no âmbito do projeto +Acesso para Todos – Por comunidades +inclusivas.

A iniciativa lançada pela Associação Salvador, com o apoio do Portugal Inovação Social, desafia 15 autarquias de Norte a Sul do país para fazer a diferença e combater a falta de acessibilidades enquanto fator de exclusão social das pessoas com deficiência motora.

Num encontro realizado nos Paços do Concelho, onde estiveram também presentes outros responsáveis do município, das áreas da coesão social, do urbanismo e espaço público, bem como o embaixador da Associação Salvador para a zona Norte, César Coelho, Fernando Paulo destacou a importância das ações de sensibilização para a eliminação de todo o tipo de barreiras, considerando-as essenciais para a construção de uma cidade mais inclusiva e mais feliz para todas as pessoas.

Realçando que o ajuste do desenho urbano é uma grande preocupação do Município do Porto, de forma que a cidade seja mais acessível a todos, o vereador notou que vários trabalhos têm vindo a ser realizados: rebaixar calçadas, adaptar móveis urbanos, remover barreiras arquitetónicas, aumentar a quantidade de rampas para cadeiras de rodas, entre outros. Pretende-se, a curto prazo, criar uma app de itinerários acessíveis no Porto.

Entre os projetos em curso da divisão municipal de Requalificação do Espaço Público contabilizam-se cerca de 90 mil metros quadrados de área a intervencionar para beneficiação das acessibilidades. O investimento anual do município é de cerca de 10 milhões de euros, segundo a proposta de orçamento da empresa municipal GO Porto para 2023, 2024 e 2025.

O vereador Fernando Paulo destacou ainda o trabalho transversal desenvolvido pelo Município do Porto e o forte investimento para criar oportunidades às pessoas, especialmente com algum tipo de deficiência ou incapacidade, e as várias medidas promotoras de autonomia e integração ao nível do apoio social, da educação, do emprego, da saúde, do desporto, da cultura, das acessibilidades, entre outras.

Funcionando numa lógica de articulação, mediação e sensibilização junto de serviços e organismos para resolução das matérias apresentadas, o Gabinete de Inclusão é um exemplo dessa preocupação.

Da mesma forma, o programa Porto Amigo tem como objetivo a realização, no concelho do Porto, de intervenções de reconstrução, reabilitação, decoração e melhoria dos níveis de salubridade em casas de pessoas em situação de pobreza, residentes em habitação não municipal, própria ou arrendada, ou que integrem no seu agregado familiar pessoas com deficiência ou alguma incapacidade igual ou superior a 60%.