Ambiente

Reunião de trabalho juntou parceiros no desenvolvimento do Corredor Saudável de Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Realizou-se esta semana a segunda reunião da COT.CS – Comissão de Trabalho para o Corredor Saudável de Campanhã – iniciativa integrada no projeto URBiNAT e cujas medidas se corporizarão no futuro Parque da Alameda de Cartes.

Esta comissão, liderada pelo Município do Porto, tem como principal objetivo reunir os principais atores no território de Campanhã para promover uma regeneração urbana participativa e mais sustentável, assente em soluções de base natural.

Nestes encontros, os diferentes intervenientes discutem, num formato de mesas de trabalho, sobre os projetos que estão a ser desenvolvidos para ativar o Corredor Saudável, definindo estratégias conjuntas para a sua implementação e crescimento.

Os projetos em desenvolvimento são, não só, de caráter territorial, que se traduzem na implementação da obra do Corredor Saudável, mas também cultural, ambiental, desportivo, socioeconómico que, por sua vez, se refletem numa série de iniciativas lideradas por cidadãos, associações, projetos e escolas locais.

Nesta sessão estiveram presentes os promotores dos diferentes projetos representados por cidadãos, associações, projetos e estabelecimentos de ensino locais, representantes de diferentes unidades orgânicas e empresas municipais, bem como os representantes políticos diretamente envolvidos com as temáticas em discussão – o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, vereador do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital; o vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha; a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo; bem como o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo.

Esteve, ainda, presente o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Paulo Ribeiro, representando a gestão local do território de Campanhã.

É através deste trabalho colaborativo que pretende o Município dar continuidade ao trabalho alavancado pelo URBiNAT, um projeto de cinco anos financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, que teve início em 2018 e que, desde então, tem vindo a dinamizar um processo de cocriação de um Corredor Saudável para coser o território, promovendo melhores condições de vida e mobilidade, enquanto aumenta a resiliência climática do território.