Sociedade

Restaurantes Solidários Municipais recebem Prémio ISCTE Políticas Públicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_restaurantes_solidarios_2022_04.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Rede de Restaurantes Solidários, criada pela Câmara Municipal do Porto em 2016, foi galardoada com o Prémio ISCTE Políticas Públicas, na categoria Administração Local 2022.

Com um investimento municipal na ordem dos 400 mil euros anuais, a Rede de Restaurantes Solidários é composta por três unidades, em funcionamento 365 dias por ano (na Baixa, na Batalha e no Hospital Joaquim Urbano). São servidas, em média, 525 refeições por dia, envolvendo o trabalho de mais de 200 voluntários, oriundos de 12 entidades. Num futuro próximo será criado um quarto espaço, na zona da Boavista.

Os Restaurantes Solidários possibilitam que todas as pessoas em situação de carência económica tenham acesso a uma refeição saudável, nutricionalmente equilibrada, regular e sistemática, em condições de dignidade e garantindo a segurança alimentar devida. O serviço diário de fornecimento de refeições é disponibilizado às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, em geral, e às pessoas em situação de sem-abrigo, em particular.

Esta rede cria uma resposta efetiva, garantindo o direito e o acesso à alimentação, em condições condignas, salvaguardando as normas de higiene e segurança alimentar e possibilitando uma intervenção técnica de proximidade. Pretende-se, com ela, abandonar a distribuição de comida em espaço público, proporcionando uma intervenção mais adequada à população sem-abrigo, em locais diferenciados devidamente identificados.

Através deste projeto é ainda possível promover o combate ao desperdício alimentar e promover a economia circular com a colaboração de dois novos parceiros do projeto: Mercadona e Continente, que doam produtos alimentares, como carne e peixe fresco, que são utilizados na confeção das refeições distribuídas nos restaurantes.

A Rede de Restaurantes Solidários é promovida em conjunto com vários parceiros da Rede Social que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo/NPISA-Porto e diferentes agentes locais, nomeadamente o Grupo de Ação Social do Porto – GAS Porto, a Ordem dos Nutricionistas, o Banco Alimentar Contra a Fome, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo – C.A.S.A., o Serviços de Assistência Organizações de Maria – SAOM, o Centro Distrital do Porto da Segurança Social, o Agrupamento de Centros de Saúde – ACES, o Grupo Mercadona, a Venerável Irmandade da Ordem do Terço, a ACISJF – Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude, o Centro Hospitalar do Porto e os Hipermercados Continente.