Sociedade

Restaurantes solidários do município servem em média 525 refeições por dia

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto tem em funcionamento três restaurantes solidários, onde são servidas, em média, 525 refeições por dia. O investimento totaliza cerca de 300 mil euros por ano e corresponde a um trabalho articulado em rede com várias organizações da cidade. Rui Moreira visitou esta tarde o mais recente restaurante solidário, instalado na Baixa do Porto, muito próximo à Rua de Passos Manuel.

À hora da visita organizavam-se os preparativos para as refeições do jantar que vai ser distribuído esta noite, entre as 20 e as 22,30 horas, em regime de take-away. Fileiras de sacos de papel alinhados sobre os tampos da mesa, à espera do conforto de uma sopa e prato quentes e de uma sobremesa para completar com doçura um embrulho frugal onde cabem várias mãos amigas. Formato que foi adotado em março de 2020 e que será mantido enquanto a pandemia apartar os convívios à volta da mesa.

Esta é a única realidade que o terceiro restaurante solidário do Município do Porto conhece. Aberto em novembro de 2020, no Beco de Passos Manuel, em instalações alugadas à ACISJF - Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina do Porto, veio reforçar uma rede que tem registado uma procura crescente, e à qual a autarquia tem dado resposta com a colaboração desta e de outras instituições parceiras.

Só no ano de 2020, balanço fechado, foram servidas cerca de 150 mil refeições nos três espaços.

Tudo começou em 2017, com a abertura do primeiro restaurante solidário na Batalha, em instalações alugadas ao Hospital do Terço. Mas não tardaram muitos meses para que a simpática sala de refeições se tornasse acanhada, o que levou a Câmara do Porto a estudar a expansão do projeto, inserido na Estratégia Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, mas que é extensível a todos os munícipes em situação de vulnerabilidade.

Em 2019, abriu a segunda unidade nas instalações do antigo Hospital Joaquim Urbano, onde já funcionava o Centro de Acolhimento Temporário, equipamento cedido ao município pelo Centro Hospitalar do Porto. Aproveitando a cozinha pré-existente, com espaço e condições suficientes para produzir refeições em larga escala, o município passou a centralizar a confeção dos alimentos no restaurante solidário de Joaquim Urbano, assegurada pela SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria, reconhecida IPSS da cidade.

É a partir daquele equipamento que chegam as refeições aos outros dois restaurantes, com o auxílio dos voluntários da Associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, que asseguram a distribuição e servem as refeições. O apoio e acompanhamento estende-se ainda aos voluntários do GAS-Porto Grupo de Ação Social do Porto, outra organização parceira do projeto.

A rede de restaurantes solidários da Câmara do Porto funciona em zonas estratégicas da cidade. “São equipamentos que pretendem substituir a distribuição da comida no espaço público, criando condições para prestar um apoio com mais dignidade, salvaguardando-se as questões da segurança alimentar”, destaca o município.

“O grande desafio deste projeto é garantir a todas as pessoas em situação de sem-abrigo o direito ao acesso a uma refeição saudável e equilibrada, uma tarefa que convoca todos os atores locais: a autarquia, as entidades que integram o NPISA [Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo] Porto, outras organizações não-governamentais e a sociedade civil que, como um todo, sejam garante da criação de respostas que intervenham diretamente na efetiva concretização do direito fundamental à alimentação e à integração social”, completa o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, que acompanhou Rui Moreira na visita de hoje, assim como os responsáveis municipais Raquel Castello-Branco e Hugo Tavares, além de representantes das associações parceiras, nomeadamente CASA, SAOM e ACISJF.

Com a engrenagem perfeitamente oleada, os planos não se quedam por aqui. No decurso deste ano, o Município do Porto pretende inaugurar a quarta unidade na zona ocidental da cidade.

A rede de restaurantes solidários tem vindo também a prestar apoio ao Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, acionado pela Câmara do Porto no dia 30 de dezembro devido à vaga de frio que o país atravessa.