Sociedade

Restaurante solidário passa a contar com oferta de bens alimentares da Mercadona

  • Notícia

    Notícia

Multiplicam-se as ofertas em torno das respostas sociais da cidade que atestam claramente o espirito solidário de empresas e sociedade civil, e nesse campo, já a partir de hoje, o restaurante solidário do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano passa a contar com o apoio da Mercadona, através da sua loja na cidade do Porto.

A primeira entrega que incluiu frescos como fruta, legumes e carne, ocorreu já esta tarde e vem dar um importante contributo para as 400 refeições que diariamente são preparadas neste espaço, distribuídas em modelo "take-away" a pessoas em situação de sem abrigo.

De segunda a sexta, a loja de Domingos Sequeira irá apoiar a confeção destas refeições, através da doação de bens alimentares, fornecidos mediante as necessidades específicas deste restaurante solidário. Uma doação que vem replicar a iniciativa que a Mercadona tem já implementada em cantinas sociais nas comunidades onde estão inseridas as suas lojas, e que se soma à oferta de alimentos aos Bancos Alimentares de Porto, Braga e Aveiro.

Aumento superior a 100% no acolhimento e oferta de atividades reforçada

Desde o dia 24 de março o Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano e o Centro de Acolhimento de Emergência Covid-19, instalado no antigo Hospital Joaquim Urbano, passaram a contar com 75 utentes, o que representa um aumento superior a 100% da habitual capacidade deste equipamento.

O aumento do número de pessoas integradas exigiu um esforço adicional, que passou pelo reforço de voluntários, técnicos e pessoal de apoio, de forma a garantir o acompanhamento personalizado dos utentes, de acordo com as necessidades e especificidades de cada um.

Por outro lado e, tendo em consideração esta nova realidade e o acolhimento de mais utentes, está programado um reforço de iniciativas que promovam o bem-estar físico e mental destas pessoas, nomeadamente com a realização de atividades físicas e lúdicas.