Urbanismo

Requalificação na Agra do Amial leva alunos para Escola de São Tomé

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está prestes a arrancar a intervenção de requalificação da Escola Básica da Agra do Amial, integrada no projeto maior que já se encontra em curso naquele bairro em Paranhos. Enquanto decorrerem as obras de remodelação das salas, integração de novos equipamentos e mobiliário, novas caixilharias de vidros duplos, instalação de tetos acústicos e, ainda, de substituição dos pavimentos, os 130 alunos - 46 no pré-escolar e 84 no 1.º ciclo do ensino básico - serão acohidos pela Escola Básica/JI de São Tomé.

O anúncio deste espaço alternativo, assim como a apresentação do projeto, um investimento com um valor base de quase 1,3 milhões de euros, aos agrupamentos escolares, professores, pais e encarregados de educação contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, e da vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos.

Assegurando o respeito pelo valor arquitetónico do edifício que alberga a Escola Básica da Agra do Amial, a intervenção inclui, ainda, a criação de uma sala para atendimento aos encarregados de educação, uma área de receção para as crianças do jardim-de-infância, a requalificação e a reorganização do espaço de refeitório e cozinha, bem como arranjos exteriores e melhorias ao nível da acessibilidade.

A intervenção na escola faz parte da empreitada maior de requalificação no Bairro do Amial, que se encontra em curso, depois de apresentada aos moradores.

A reorganização do espaço público, um investimento superior a um milhão de euros, procura dar resposta a questões de acessibilidade, descontinuidades nos percursos pedonais, degraus e pavimentos degradados, bem como ocupações indevidas de áreas verdes por veículos, através de melhorias nos pavimentos e percursos pedonais e da criação de bolsas de estacionamento no interior do bairro para residentes.

De forma a compensar os moradores, que, apesar de detentores de avenças, se encontram atualmente impossibilitados de usufruir delas, o Município do Porto vai garantir a isenção do pagamento das taxas devidas pela avença durante o ano de 2024.

Além disso, será atribuído o reembolso das taxas liquidadas e entretanto cobradas, no âmbito do processo de renovação de avenças de residente em curso.

A bolsa de estacionamento exclusiva para moradores do Bairro da Agra do Amial foi criada pelo Município, em 2019, para aliviar a forte pressão de estacionamento naquela zona, que se situa próxima do polo universitário.

A empreitada de requalificação do espaço público deverá estar terminada no final do próximo ano.