Urbanismo

Requalificação do Espaço Todos serve de estudo para alunos de arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) esteve no Bairro do Cerco, na passada terça-feira, para conhecer a obra de requalificação do Espaço TODOS, gerida pela Domus Social, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Originalmente construído para a sede de um clube desportivo, até à data do início da obra, o edifício estava apenas a ser parcialmente utilizado, devido à insuficiência de condições físicas. A empreitada de requalificação integral do edifício visa melhorar a salubridade e habitabilidade, seguindo como critérios orientadores a polivalência e flexibilidade dos espaços, de modo a poder acolher variadas atividades e iniciativas de desenvolvimento comunitário, mesmo no coração do bairro do Cerco.

O desenho do projeto é da Merooficina e prevê a criação de um pequeno auditório, para realização de palestras, assembleias e performances, gabinetes, salas de diferentes tipologias para atividades formativas e outros espaços de apoio.

Na visita ao espaço, os estudantes tiveram oportunidade de contactar, diretamente, com o ambiente de obra e perceber de que forma é feita a colaboração entre os gabinetes de arquitetura e as equipas de construção civil no terreno. O objetivo foi refletir sobre as implicações do planeamento arquitetónico na execução construtiva.

A obra, iniciada há cerca de três meses, está prevista terminar em outubro deste ano.