Educação

Reitor da U.Porto quer investir 100 milhões durante segundo mandato

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

António de Sousa Pereira tomou, esta quarta-feira, posse como Reitor da Universidade do Porto para um segundo mandato (quadriénio 2022-2026), com a primeira equipa reitoral totalmente paritária na história da U.Porto.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com as intervenções de Fernando Freire de Sousa, presidente do Conselho Geral, e Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho de Curadores da U.Porto.

Na sua intervenção, António de Sousa Pereira deu a conhecer os novos projetos para a instituição, com destaque para o investimento de 100 milhões de euros em infraestruturas. Em causa está a requalificação de alguns espaços da universidade e a construção de outros, nomeadamente, novos espaços para “estudar e investigar”, mas também novos alojamentos e espaços dedicados à cultura e arte, conforme adianta a Lusa.

Entre os projetos, destacam-se a expansão da Faculdade de Belas Artes e da Faculdade de Desporto, mas também a construção de mais três edifícios na Faculdade de Engenharia. A requalificação da Faculdade de Medicina no edifício partilhado com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), a reconstrução do Aquário da Foz e a conclusão do novo Estádio Universitário são também prioridade para os próximos quatro anos.

A par do investimento nas unidades orgânicas da U. Porto, António de Sousa Pereira pretende criar novas residências universitárias, sendo que esta aposta vai permitir “quase duplicar a oferta de camas da universidade”.

A aposta em novas residências universitárias está a ser desenvolvida em articulação com algumas autarquias do distrito, como é o caso da Câmara do Porto, com quem a U.Porto irá submeter duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de uma residência no Monte Pedral, com 200 camas, e outra no Morro da Sé, também com cerca de 200 camas.

António de Sousa Pereira foi reeleito reitor da Universidade do Porto a seis de maio para um segundo mandato, com 13 dos 23 votos dos membros do Conselho Geral. A equipa reitoral é composta por José Castro Lopes, Fátima Vieira, Pedro Rodrigues, Ana Camanho, Pedro Alves Costa, Maria Joana Carvalho, Joana Resende, Sónia Valente Rodrigues, Olívia Pestana, Pedro Brandão e Mário Pimentel.