Desporto

Regresso dos programas desportivos ao ar livre teve sol e muitos participantes

  • Notícia

    Notícia

A chegada do verão trouxe de volta os programas gratuitos de exercício físico aos jardins e parques da cidade do Porto. Além das aulas de pilates, ioga e tai chi do programa Dias com Energia, hoje foram também retomadas as aulas de skate no Parque Desportivo de Ramalde. Este domingo há mais.

Depois de três meses de pausa forçada, os programas gratuitos de treino ao ar livre regressaram hoje a quatro espaços verdes da cidade.

Se há uma semana a chuva obrigou ao cancelamento das atividades, este sábado os participantes foram brindados com sol e também com a visita da vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, que fez questão de marcar presença no regresso das aulas do programa Dias com Energia.

"Mais do que assinalar o regresso dos programas desportivos ao ar livre, era importante dar um sinal de confiança aos nossos professores e aos muitos participantes que habitualmente frequentam estas aulas. A segurança é agora um fator primordial na organização destes programas e hoje foi possível perceber como foram preparados e cumpridos todos os procedimentos de segurança, antes, durante e depois de cada aula. O balanço deste primeiro dia é, por isso, muito positivo", constatou Catarina Araújo.

Neste regresso, o programa Dias com Energia duplicou a oferta e alargou o seu âmbito geográfico, proporcionando aulas gratuitas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose em quatro espaços verdes: Jardins do Palácio de Cristal, Parque Oriental do Porto e Parque da Pasteleira (aos sábados de manhã) e Parque da Cidade (aos domingos de manhã).

Face às atuais contingências, as aulas são agora limitadas a 20 participantes, sendo proibida a partilha de materiais e equipamentos entre os praticantes. Embora gratuita, a inscrição é obrigatória, bastando enviar um email para desporto@agoraporto.pt, indicando nome, idade e a aula pretendida.

Na manhã deste sábado, foram igualmente retomadas as aulas gratuitas de skate no Parque Desportivo de Ramalde. "O recinto já tinha sido reaberto ao público desde o passado dia 18 de maio, embora com várias restrições ao nível da sua lotação e obrigatoriedade de marcação prévia. Agora, reatamos finalmente as aulas gratuitas, que são um sucesso entre os mais jovens, que querem iniciar-se na modalidade ou aperfeiçoar a sua técnica. A prova disso é que esgotamos as vagas disponíveis em apenas dois dias", revelou César Navio, administrador executivo da empresa municipal Ágora.

As aulas decorrem todos os sábados e domingos, entre as 10 e as 12 horas, no Skate Park de Ramalde. Cada aula junta dois professores e um máximo de 12 alunos em simultâneo, sendo que cada participante deverá, preferencialmente, trazer o seu próprio equipamento (prancha e equipamento de proteção). A empresa municipal Ágora fornece a prancha e o capacete a quem necessitar, sendo que está impedida a partilha de equipamento entre os alunos.

A inscrição nas aulas é obrigatória a cada semana, devendo os interessados enviar um email para desporto@agoraporto.pt, com o nome, idade (deve ter mais de seis anos e menos de 60 anos) e o dia em que pretendem realizar a aula de skate.

Este domingo, além de nova aula de skate em Ramalde, há também mais um programa de treino ao ar livre que é retomado, neste caso, o Domingos em Forma. O programa de está de volta com aulas de exercício físico e caminhada no Parque Oriental do Porto, entre as 10 e as 11 horas.

A iniciativa, de participação gratuita, acontece agora exclusivamente no exterior, sendo sujeita a inscrição prévia a um limite de 20 participantes por aula, de modo a assegurar o distanciamento entre participantes.