Mobilidade

Regresso às aulas trouxe nova zona escolar na Rua de Santa Catarina

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_zona_escolar_nossa_senhora_esperanca_03.JPG

Miguel Nogueira

A Rua de Santa Catarina conta com uma nova zona escolar kiss & ride, em frente ao Colégio Ribadouro, de modo a facilitar tomada e largada de passageiros com melhores condições de segurança e visibilidade, principalmente durante o ano letivo.

Para induzir uma condução defensiva na aproximação ao local, foi implementada uma gincana na faixa de rodagem, que obriga os veículos a reduzir a velocidade, garantindo, assim, um ambiente mais seguro para os peões.

Desde 2016, que o Município do Porto tem vindo a implementar zonas kiss & ride em frente a escolas, que se distinguem pelos pontos azuis pintados no pavimento rodoviário, em complemento à sinalização regulamentar que permite a paragem de veículos. No interior do perímetro dos pontos azuis, a circulação automóvel está limitada a 20km/hora e a paragem é permitida até 10 minutos. Já foram criadas mais de 60 zonas kiss & ride em frente a estabelecimentos escolares da cidade.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de atividades que o Município do Porto levou a cabo, em paralelo com a Semana Europeia da Mobilidade 2022, que acontece entre 16 e 22 de setembro.