Mobilidade

Regresso às aulas com operação reforçada da Metro e da STCP

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_07.jpg

Miguel Nogueira

Com o início do ano letivo, entre 13 e 16 de setembro, volta a crescer a procura pelo transporte público. De forma a antecipar este aumento, a operação do Metro do Porto vai ser reforçada já a partir deste domingo e a da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) no dia seguinte. Recorde-se que os jovens que estudam na cidade têm a possibilidade de usufruir do título de transporte gratuito Andante 13-18, inserido no cartão Porto.

As carruagens do metropolitano voltam a circular com a oferta praticada antes do verão a que acresce o reforço da Linha Violeta (E), com uma frequência de 15 minutos entre as 7 e as 20 horas, a disponibilização de 11 circulações/sentido/hora na Linha Amarela (D) nos dias úteis em igual período, bem como o aumento, em toda a rede, da oferta aos fins de semana.

De acordo com a empresa, aos domingos também as linhas Vermelha (B) e Verde (C) terão incremento de frequências.

A partir de segunda-feira também a operação da STCP adota o horário normal em todas as linhas de autocarro, dando assim resposta ao aumento espera de mobilidade. Esta alteração consiste no reforço de frequências nas chamadas “horas de ponta”. Assim, as linhas 200 (Bolhão - Castelo Queijo) e 203 (Marquês - Castelo Queijo) regressam aos seus percursos habituais, com paragem término no Castelo do Queijo (nesta fase os percursos estavam prolongados até à Praça Cidade do Salvador - Anémona).

Também ao fim de semana a operação regressa ao normal, situação que se verifica já a partir deste sábado, 10 de setembro.

Quem tem entre 13 e 18 anos pode pedir a assinatura "Andante 3Z Porto." que, além de permitir a utilização, de forma gratuita, dos transportes públicos da rede Andante, também traz associados os benefícios do Cartão Porto., com descontos e vantagens na utilização de diversos equipamentos na cidade.

O "Andante 3Z Porto." é uma assinatura Andante gratuita - oferecida pelo Município a jovens com domicílio fiscal no Porto e a estudantes que comprovem estudar e residir na cidade, com idades entre os 13 e os 18 anos - que permite a utilização dos transportes públicos, seja Metro, STCP ou Funicular dos Guindais, num limite de três zonas contíguas.

A adesão ao cartão Porto. para beneficiar do título de transporte gratuito deve ser feita através de preenchimento de formulário online. Os detalhes dos horários e frequências de inverno podem ser consultados nas páginas da Metro do Porto e daSTCP.