Sociedade

Regresso ao passado e sem chuva no terceiro dia do Primavera Sound Porto

  • Paulo Alexandre Neves

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Diz a sabedoria popular que "depois da tempestade vem a bonança". Nos dias que correm nem sempre esta máxima corresponde à realidade, face às alterações climáticas, mas no Primavera Sound Porto, a tradição ainda é o que era e depois do "Óscar", que se fez sentir nos dois primeiros dias, ontem, o terceiro do festival foi sem chuva, com a natural neblina marítima, noite dentro, no Parque da Cidade.

Sexta-feira, sinal de fim de semana mas dia de trabalho, pelo que o arranque do penúltimo dia do Primavera Sound foi sendo feito até ao cair da noite. Já sem escola, muitas crianças, acompanhadas dos pais, também por aqui foram aparecendo. E, depois, a noite fez-se com os Pet Shop Boys, para a "velha guarda" e não só. Gente mais nova também estava nas filas da frente:

- Que fazes por aqui?
- Nunca vi os Pet Shop Boys. Aproveito e filmo para o meu pai, que não pôde vir.

E lá ficou ela à espera do próximo concerto, do Central Cee, no palco Porto.

Voltemos aos Pet Shp Boys. A banda britânica trouxe o revivalismo dos seus êxitos dos anos 80… do século passado. Para uns foi novidade, para outros, recordações de tempos idos e outras músicas. Pelo palco ouviu-se "It’s a Sin", "Go West" e "West End Girls", entre muitos êxitos da banda britânica.

"Eu gosto desta cidade. Viva o Porto", exclamou, quase no final do concerto, Neil Tennant, acompanhado da sua banda e, sobretudo, do seu amigo inseparável Chris Lowe.

Pelos palcos espalhados pelo recinto do festival (e são cinco este ano) passaram também Margarida Campelo, Meta, Deixem o Pimba em Paz (que juntou Bruno Nogueira, Manuela Azevedo e Filipe Melo, entre outros), My Morning Jacket, Central Cee, Blodshell, Built to Spill, Self Esteem, Tokischa, Wednesday, NxWorries (projeto que junta Anderson.Paak e Knxwledge), St Vincent, Darkside, Terno Rei, Pusha T, Rema e Le Tigre,.

A 10.ª edição do Primavera Sound Porto termina hoje. Mais um dia, relativamente a edições anteriores, e que fecha com Halsey, New Order, Sparks e Blur, entre outros.

Meetup Porto Leading Investors

Mas o Primavera Sound Porto não é feito só de concertos. É todo um mundo de iniciativas que giram em torno do festival. Este ano, a Câmara Municipal do Porto decidiu trazer também o Mercado do Bolhão para o Parque da Cidade. Um local de muitos encontros e iniciativas, a começar, logo, pelas ativações, em banca tradicional, de três áreas distintas de atividade: Economia, Marca Porto Ponto e Turismo e Internacionalização.

Esta sexta-feira decorreu ali o Meetup Porto Leading Investors: "Leading to excellence, changing the future - That's Porto!". Durante o evento foi promovido um networking entre a comunidade de empresas Porto Leading Investors.

"O Primavera Sound é uma montra incrível para a cidade", reconhece o vereador da Economia. "Procuramos posicionar a cidade muito focada, este ano, na componente empresarial, empreendedorismo e no talento", revela Ricardo Valente.

Mostrar aos estrangeiros "a capacidade que, hoje em dia, o Porto tem, do ponto de vista de oportunidades empresariais", e a todos os participantes, "as muitas empresas que colaboram na oportunidade de empregos", são os principais objetivos desta ação. Nela participam mais de 30 empresas (Leading Investors), com mais de 1500 oportunidades de emprego.

O espaço idealizado para esta ação no festival é do agrado do vereador da Economia. "O Bolhão representa a economia local e a cultura da cidade", sublinha Ricardo Valente.

Uma das empresas presentes neste Meetup Porto Leading Investors foi a ucraniana Intellias, que escolheu a cidade do Porto para instalar um novo centro de engenharia em Portugal. "Procuramos dar a conhecer a nossa empresa. Naturalmente, com a guerra, ela teve de acelerar o seu processo de globalização. Queremos continuar a nossa inserção na comunidade portuense. Todas as oportunidades, como este festival, são propícias a isso", confessa, João Belfos, Country Head for Portugal Intellias.

Cerca de 70% de visitantes estrangeiros

Já o Turismo assegura um acolhimento turístico personalizado aos participantes nacionais e internacionais. "Contamos com cerca de 70% de visitantes estrangeiros", assegura a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, não tendo dúvidas de que "quem gosta deste festival, deste parque, de música, não se importa com a chuva", como a que se fez sentir nos dois primeiros dias.

As ações do Turismo passam por diversas ações de interação com o público, nomeadamente, acolhimento turístico e um quizz interativo ("Conheça a cidade" e "Great Wine Capitals"). "É bom passar por cá", deixa, como conselho, a vereadora do Turismo e Internacionalização a todos/as participantes do festival.

Hoje, é o último dia. Aproveite os transportes públicos – Metro e STCP – para se deslocar, mais comodamente, de e para o Parque da Cidade.