Proteção Civil

Regimento de Sapadores reforçado com mais 38 novos bombeiros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Decorreu esta manhã a sessão de boas-vindas a 38 novos bombeiros, que concluíram a formação teórica e o estágio em contexto de trabalho no Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB). Presentes na sessão esteve a vereadora dos Recursos Humanos e Proteção Civil, Catarina Araújo, acompanhada do comandante do RSB, Tenente-Coronel Carlos Marques, do segundo comandante, Tenente-Coronel Ricardo Pereira, dirigentes municipais de Gestão de Pessoas e Organização e do patrono da recruta, Chefe Principal Joaquim Lopes da Silva, já aposentado.

"Tenho a convicção que este reforço de mais 38 bombeiros sapadores irá contribuir para a manutenção da excelência do serviço prestado pelo regimento, marcado pelo reconhecimento do trabalho, imprescindível para o nosso município e munícipes", sublinhou Catarina Araújo, revelando que, nos últimos dois anos, foram contratados cerca de 80 bombeiros sapadores, perfazendo, neste momento, um efetivo de cerca de 380 elementos, dos quais 340 sapadores bombeiros e 40 funcionários civis.

"O Município tem investido na valorização e promoção dos seus trabalhadores, aposta a que daremos continuidade no futuro", acrescentou a vereadora da Proteção Civil. Dirigindo-se, diretamente, aos novos recrutas frisou: "o vosso compromisso, motivação e dedicação são fundamentais para atingirmos os objetivos a que nos propomos e alcançarmos o sucesso".

"No ano em que comemoramos 295 anos desta instituição secular, escrevemos mais uma página da sua história, com a primeira escola de recrutas, no recém designado Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto", disse, por seu turno, o comandante do Regimento.

"Ser bombeiro é uma vocação"

Por outro lado, segundo o Tenente-Coronel Carlos Marques, "têm-se verificado uma progressão na carreira dos operacionais, permitindo o restabelecimento da cadeia de comando e robustecimento da estrutura operacional, tendo em conta o défice que se verificava, especialmente, ao nível dos postos superiores. Para esse efeito, no ano de 2018 decorreram progressões e em 2022, uma nova fase de concursos, permitiu equilibrar a estrutura operacional de pessoal, tendo progredido 186 operacionais".

Aos novos bombeiros, o comandante do RSB deixou uma certeza: "ser bombeiro não é uma profissão, mas sim uma vocação! Posso afirmar que temos no Regimento exemplos que nos estimulam e responsabilizam e que já foram protagonistas de grandes ações de altruísmo e abnegação, como foi o caso do patrono da recruta, Chefe Principal Joaquim Lopes da Silva".

Joaquim Lopes da Silva entrou no Batalhão de Sapadores Bombeiros, como recruta a 31 de janeiro de 1970, tendo chegado ao topo de carreira, como Chefe Principal, a 18 de novembro de 1998. No seu currículo contém diversos louvores individuais e coletivos em virtude da sua dedicação, competência, coragem e altruísmo, quer na sua conduta diária quer em ações diretas de combate a incêndios em edifícios da cidade do Porto. Participou em diversos campeonatos nacionais e internacionais de manobras de bombeiros, e em outras atividades de representação, do então, Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. Aposentou-se a 31 de dezembro de 2002.

Aos 38 novos recrutas foram entregues os distintivos de posto e as respetivas boinas, a que se seguiram alguns exercícios no quartel do RSB.