Sociedade

Regimento de Sapadores Bombeiros dá formação externa para recruta de profissionais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Pela primeira vez, o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto está a ministrar, na totalidade, formação externa para recruta de profissionais. Companhias de Viana do Castelo e Leiria estão no quartel do Regimento para incorporar 21 novos elementos nas suas corporações.

No total, serão contabilizadas 910 horas de formação para que os novos bombeiros se juntem àquelas corporações – 15 à Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e seis aos Sapadores de Leiria.

A formação, com início esta segunda-feira, ocorre no âmbito do protocolo existente entre a Escola Nacional de Bombeiros e a Câmara do Porto.

Recorde-se que, em outubro do ano passado, o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto viu a sua designação alterada para Regimento, confirmando a corporação como referência na proteção, socorro e assistência em Portugal.

Na altura, o Tenente-Coronel Carlos Marques referiu que o protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros era um contributo importante para a assunção do Regimento como polo de formação de profissionais, reforçando “a visibilidade do Município do Porto no panorama da formação nacional de bombeiros”.

Entre outras ações, os Sapadores Bombeiros já receberam um curso sobre Intervenção em Emergências no Património Cultural, assim como formação em Gestão de Operações de Socorro em Túneis.

O investimento municipal naquela unidade, desde 2013, ascende a quase 12 milhões de euros, onde se inclui a empreitada de remodelação da Casa Escola.