Sociedade

Regata dos Barcos Rabelos animou margens do rio Douro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Milhares de pessoas assistiram, este sábado, à Regata dos Barcos Rabelos, iniciativa organizada pela Confraria do Vinho do Porto e integrada na programação das festas de São João. O bom tempo que se fez sentir trouxe brilho, alegria e festividade às margens do rio Douro, quer do lado do Porto quer do lado de Vila Nova de Gaia. A vitória sorriu, pelo segundo ano consecutivo, à casa de vinho do Porto Fonseca.

A regata de barcos rabelos é um evento único no mundo que celebra o vinho do Porto. Realiza-se, anualmente, nas margens do rio Douro, do Cabedelo até à Ponte Luís I, com um dos barcos mais raros ainda construídos. A competição, organizada desde 1983 pela Confraria do Vinho do Porto, colocou, este ano, 14 casas históricas do vinho do Porto à procura da vitória. A prova foi seguida com toda a atenção pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Com partida de São Pedro da Afurada, na margem de Vila Nova de Gaia, a prova demorou quase uma hora, aproveitando os ventos e correntes fortes do rio. O primeiro barco a chegar à Ponte Luis I é sagrado o vencedor e, pelo segundo ano consecutivo, a vitória sorriu para a casa de vinho do Porto Fonseca, grande vencedora da 39.ª edição da regata. O segundo posto ficou ocupado pela Porto Cruz. O pódio foi fechado pela Dalva.

"Este trabalho de recuperação de património ajuda-nos imenso. É claro que somos um grupo de amigos, mas temos a nossa pequena contribuição para dar a conhecer a história e as marcas. E a nossa festa bater nos grandes festejos da cidade, o São João, é fantástico", afirmou, ao Porto Canal, o chanceler António Saraiva, responsável máximo pela Confraria do Vinho do Porto.