Mobilidade

Reforço de 60 mil euros para os táxis no transporte aos centros de vacinação é deliberado segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_taxi_apoio_vacinacao.jpg

Filipa Brito

O Executivo Municipal vota dia 31 de maio, próxima segunda-feira, o reforço do apoio concedido às centrais de táxis, no valor de 60 mil euros. Por um preço muito reduzido (2 euros por viagem) os táxis asseguram o transporte dos munícipes até aos centros de vacinação. Até ao final de abril já realizaram perto de 5.300 deslocações.

“A grande adesão por parte da população do Porto a esta iniciativa promovida pelo Município, associada à disponibilidade destas centrais de táxis [Raditáxis e Táxis Invicta] em manter este serviço, leva-nos a propor o reforço, em igual montante, da verba disponibilizada” no final de março, e que foi aprovada por todo o executivo camarário, assinala a proposta da vereadora com o pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel.

Por apenas 2 euros (4 euros se o passageiro optar pelo serviço de ida e volta), o munícipe pode requerer um táxi, através do número 939 955 263, podendo levar consigo um acompanhante.

Este serviço de transporte garante uma solução de mobilidade rápida, cómoda e económica e soma a vantagem de chegar a zonas não abrangidas pela rede de metro, autocarro ou de comboio. Facilita, ainda, a deslocação de população com limitações a nível de mobilidade.

A par do cumprimento do Plano de Vacinação em vigor da Direção-Geral da Saúde, a procura deste serviço por parte dos munícipes do Porto “ultrapassou as expectativas”, assinala a Câmara. Entre os dias 9 de março e 30 de abril foram realizadas 5.280 deslocações, correspondente a um montante de 26.498,25 euros pagos pela autarquia às centrais de táxis.