Cultura

Reencontro com os Dias da Dança começa esta terça-feira com “Pantera” no Teatro Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Rita_Carmo_Pantera.JPG

Rita Carmo

O convite é para uma homenagem ao cantor cabo-verdiano Pantera. O Festival Dias da Dança (DDD) começa esta terça-feira, 19 de abril, a definir os ritmos que se vão viver em dez palcos e vários espaços públicos no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, até 1 de maio, ao longo de 44 espetáculos protagonizados por jovens artistas e grandes nomes da dança nacional e internacional.

O espetáculo no Teatro Rivoli é o arranque do “(re)encontro coreográfico entre artistas e públicos”, que reflete a “diversidade da dança contemporânea nos dias de hoje” e a “forma como contribui para a construção de um espaço de encontro”. Ao final do dia, o Café Rivoli faz a festa com o DJ set POP’lar.

A primeira semana do festival traz, ainda, a 20 e 21 de abril, a estreia nacional de "Sad Sam Matthäus", do coreógrafo croata Matija Ferlim, às 19,30, no Campo Alegre.

De quarta-feira a domingo, entre as 12 e as 20 horas, a Praça D. João I é espaço para o DDD OUT e dança ao som de "Paisagem Boldo" de Gustavo Ciríaco, João Gonçalo Lopes & João Saldanha.

Para lá dos espetáculos, o Dias da Dança assume também a vertente de formação e vai até ao CAMPUS Paulo Cunha e Silva para um workshop, com Christian Rizzo, para profissionais e estudantes de nível avançado de artes performativas.

Sexta-feira e sábado as atenções voltam-se para o Teatro Nacional São João com “Neve – Paisagens, Máquinas e Animais”, de Né Barros, e para a coreografia da francesa Tatiana Julien, “Soulèvement”, no palco do Palácio do Bolhão.

De 22 a 24, novo workshop, desta vez orientado por Matija Ferlin. “Stage movement – performative wakefulness" dirige-se a profissionais e estudantes de nível avançado de artes performativas.

No sábado, o CAMPUS Paulo Cunha e Silva oferece ainda um workshop com Piny, que tem como ponto de partida as práticas vivenciadas na construção da peça ".G RITO", a apresentar na segunda semana do festival.

Novamente fora de portas, no sábado o DDD OUT segue até o Jardim de São Lázaro para um diálogo de artistas em "Crossing Spaces / Living Bodies". No mesmo dia, Gustavo Ciríaco & Michele Moura apresentam a performance "v a s t i d ã o" em Serralves.

Também no sábado e no domingo, no Campo Alegre, o coreógrafo brasileiro Bruno Beltrão estreia em Portugal uma criação sobre o cenário artístico brasileiro na era de Jair Bolsonaro.

No domingo, mais uma estreia: Christian Rizzo apresenta "miramar", no Rivoli, e repete o espetáculo na segunda-feira.

No CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Ana Isabel Castro e Djam Neguin fazem uma antecipação das suas residências para o público em geral.

Os bilhetes para o DDD estão à venda na bilheteira do Teatro Rivoli e online. As atividades DDD CAMPUS requerem inscrição prévia através do endereço de correio eletrónico campuspcs@agoraporto.pt. Todos os espetáculos do DDD OUT são gratuitos, exceto “v a s t i d ã o”, de Gustavo Ciríaco.

Todos os detalhes da sexta edição do Dias da Dança podem ser consultados na página do festival.