Sociedade

Rede do Metro começa a crescer em janeiro com projetos da nova Linha Rosa e aumento da Amarela

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_06.jpg

Miguel Nogueira

A administração do Metro do Porto já escolheu os projetistas para a próxima fase de alargamento da rede. Os trabalhos de estudo e conceção começam em janeiro e o lançamento dos concursos será feito ainda em 2018. As obras decorrerão entre 2019 e 2022. 

A empresa anunciou ter validado nesta semana o relatório final do júri do concurso, aprovando assim a adjudicação do projeto da nova Linha Rosa (G) ao consórcio SENER/CJC/NSE, pelo valor de 1,82 milhões de euros, e a adjudicação do projeto de prolongamento da Linha Amarela (D) às empresas LCW/Amberg Engineering/GRID pelo valor de 1,47 milhões de euros.

Com um investimento global nesta fase de expansão da rede na ordem dos 290 milhões de euros, as novas linhas vão servir diariamente mais de 33 mil pessoas, cobrindo importantes polos de procura.

"A formalização dos contratos com os projetistas sucederá nos próximos dias, pelo que os trabalhos de estudo e conceção das linhas que integram esta fase de expansão da rede do Metro vão arrancar já no mês de janeiro", aponta a empresa Metro do Porto.

A Linha Rosa (G) terá uma extensão de 2,5 quilómetros e quatro estações subterrâneas, que vão ser projetadas por Eduardo Souto Moura, o arquiteto responsável pelo desenho da primeira fase do Metro. Esta nova linha fará a ligação entre S. Bento, Cordoaria/Hospital de Santo António, Galiza/Centro Materno-Infantil e Casa da Música/Rotunda da Boavista.

A SENER, a CJC e a NSE deverão entregar o estudo prévio, avaliação de impacto ambiental, declaração de impacto ambiental e projeto de execução num período máximo de 330 dias.

O prolongamento da Linha Amarela para sul, em Vila Nova de Gaia, compreende a ligação de Santo Ovídio a Vila d'Este, servindo o Hospital de Gaia, numa extensão de 3,2 quilómetros e três novas estações.

O prazo que as empresas LCW, Amberg Engineering e GRID têm para a execução deste projeto e para obtenção de declaração de impacto ambiental é de 270 dias.

"Com o desenvolvimento dos projetos a decorrer ao longo de 2018, o lançamento dos concursos para as empreitadas de construção da Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela sucederá no final desse mesmo ano, de modo a que as obras arranquem, no Porto e em Vila Nova de Gaia, nos primeiros meses de 2019 e venham a ficar concluídas em 2022", afirma a empresa em comunicado.

Atualmente com 67 quilómetros de extensão na sua rede, o Metro do Porto acaba de celebrar 14 anos, durante os quais tem vindo a operar uma das maiores revoluções em matéria de mobilidade e ambiente na história da cidade do Porto. Veja aqui alguns dos pormenores da que é já uma das maiores redes de metropolitano ligeiro da Europa.