Sociedade

Rede de restaurantes solidários do Município deverá ser alargada ainda este ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_restaurante_solidario_baixa_08.jpg

Miguel Nogueira

A celebração de um novo contrato com o SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria será votada pelo Executivo para garantir o funcionamento dos três espaços atualmente existentes. Está prevista a abertura, ainda no decurso do corrente ano, de um quarto restaurante solidário.

Será apreciada, na reunião de Câmara da próxima terça-feira, 19 de abril, a proposta de celebração do contrato de parceria entre o Município do Porto e o SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria para garantir o funcionamento dos Restaurantes Solidários do Município do Porto.

A comparticipação financeira da Câmara do Porto cifra-se num valor máximo de 400 mil euros, pode ler-se no documento assinado pelo vereador da Coesão Social. “O município disponibiliza o espaço necessário para a confeção das refeições para os Restaurantes Solidários”, acrescenta Fernando Paulo, sublinhando a intenção da autarquia em dar continuidade à parceria com o SAOM.

O novo contrato a celebrar com o SAOM permitirá dar continuidade ao funcionamento dos três Restaurantes atualmente existentes e, ao mesmo tempo, reforçar a prestação deste apoio alimentar de forma a poder abrir o quarto Restaurante Solidário na zona da Boavista. “Atualmente existem três Restaurantes Solidários em funcionamento, um na zona da Batalha, outro na zona da Baixa e um terceiro nas instalações do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano. O município pretende alargar a rede de Restaurantes Solidários, para dar resposta a outras zonas geográficas da cidade, estando prevista a abertura, ainda no decurso do corrente ano, de um quarto restaurante na zona da Boavista”, pode ler-se.

O balanço do contrato em curso é positivo, salienta Fernando Paulo: “Foram produzidas, em média, cerca de 560 refeições diárias, prevendo-se até final contrato a confeção total de 205 mil refeições. O número de refeições servidas foi superior ao esperado, uma vez que por força da pandemia por Covid-19 o número de pessoas que recorreu aos Restaurantes Solidários aumentou e em simultâneo algumas entidades e organizações de voluntários deixaram de dar, temporariamente, esta resposta.”

“Prevê-se um aumento do custo das matérias-primas decorrentes do contexto económico mundial, com reflexo no custo unitário das refeições produzidas”, acrescenta o vereador.

O SAOM “tem vindo a colaborar com Município do Porto, desde o início da implementação do primeiro Restaurante, garantindo a recolha das doações de alimentos dos diferentes parceiros e assegurando a confeção e distribuição das refeições pelos vários Restaurantes em funcionamento”, sublinha a proposta, destacando o papel da instituição “no âmbito da reinserção e apoio social a idosos, jovens e pessoas em situação de sem abrigo, tendo tido um papel particularmente ativo na reinserção social das pessoas particularmente vulneráveis à exclusão social, como as pessoas em situação de sem-abrigo e toxicodependentes.”

Os restaurantes solidários do município possibilitam o acesso a um serviço de refeição diário às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, em geral, e às pessoas em situação de sem abrigo, em particular. Esta rede é uma das respostas implementadas no âmbito do apoio municipal a grupos especialmente vulneráveis ou de risco, concretamente a pessoas em situação de sem abrigo. A Estratégia Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo 2020-2023 dá continuidade à estratégia municipal anterior, integrando diversas respostas que pretendem complementar as já existentes, com vista à integração plena destas pessoas.