Economia

Rede de negócios Irlanda-Portugal reúne para debater investimento no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto Innovation Hub recebeu a primeira conferência da Ireland Portugal Business Network (IPBN) organizada na cidade. Na sessão desta quinta-feira, o Município apresentou a sua estratégia de captação de investimento e talento perante uma plateia onde, além de representantes de empresas com operação no Porto e de empresas nacionais que consideram a expansão para a Irlanda, esteve o embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory.

O diretor de Economia da Câmara do Porto, Rui Monteiro, deu as boas-vindas a todos ao Porto, referindo-se a este encontro como “a prova de como somos uma cidade resiliente”. “A nossa missão é muito simples: ajudar-vos a alcançar os vossos objetivos, os vossos sonhos”, sublinhou, introduzindo uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Invest Porto na atração de investimento.

Na sessão no Porto Innovation Hub, o embaixador da Irlanda em Portugal lembrou que, “de forma a ser eficiente, a Irlanda deve ouvir, construir novas parcerias e estar presente em locais onde ainda não esteve”. “Fazer crescer as ligações entre a Irlanda e Portugal, em particular com a região do Porto, tornou-se ainda mais importante uma vez que, juntos, enfrentamos a crise económica e outras que venham no futuro”, acredita Ralph Victory.

Geoffrey Graham, chairman da Ireland Portugal Business Network, admitiu que mais eventos deste género poderão vir até à cidade, dadas as “sinergias entre a IPBN e o Município do Porto”, acrescentando como “o crescimento do Porto é importante para a sustentabilidade da rede”.

Durante a manhã, o diretor de Economia do Município do Porto integrou ainda um painel onde, ao lado da gestora de Comunicação Corporativa da Global Shares, Aisling Riordan, e de Philomène Dias, diretora de Angariação de Investimento da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, partilhou ideias à volta do tema “Doing Business & Investing in Porto”.

Nesta primeira conferência da rede no Porto houve também espaço para a apresentação da Global Shares, membro da rede de negócios que une Irlanda e Portugal, que este ano abriu um escritório no Porto e está a recrutar, pelo menos, 80 pessoas para trabalhar em Tecnologias da Informação.

Responsável pela gestão de planos de ações de funcionários para startups, unicórnios tecnológicos e algumas das maiores marcas corporativas do mundo, a Global Shares ocupa um escritório no edifício do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

A gestora de Comunicação Corporativa da empresa, Aisling Riordan, admitiu que a opção pelo Porto se deveu, em grande parte, ao “acesso a uma força de trabalho altamente qualificada”, além de um “cenário próspero na área de fintech” ou mesmo a “qualidade de vida”.

A Ireland Portugal Business Network trouxe ainda a oportunidade de conhecer os case studies da Musicmaker, premiada empresa irlandesa na área da música e eventos, da empresa de recrutamento Vitae Professionals, e da Craftable Software, com escritórios na Boavista.