Sociedade

Rede de Capitais de Grandes Vinhedos coloca Porto na rota do enoturismo

  • Notícia

    Notícia

#fib_barco_rabelo_03.jpg

Miguel Nogueira

O enoturismo está a trazer mais norte-americanos ao país, com o Porto a surgir como paragem obrigatória na ligação ao Douro Património Mundial e à Região dos Vinhos Verdes. Esta procura reflete a participação da cidade na Great Wine Capitals (GWC) - a Rede de Capitais de Grandes Vinhedos.

A cumprir este ano 20 anos, esta rede é formada por dez cidades, dispersas pelos hemisférios Norte e Sul, que têm em comum um património económico e cultural reconhecido internacionalmente: as suas regiões vinícolas. O Porto é um dos municípios fundadores da GWC.

"Quando olhamos para os números mais recentes do turismo uma das surpresas é ver o salto registado nos hóspedes e dormidas com origem nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo do ponto de vista do enoturismo. E sabemos que a presença do Porto na rede GWC ajudou a potenciar este movimento" - declarou Ricardo Valente, vereador da Câmara do Porto com o Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, ao jornal Expresso.

Em artigo sobre o modo como a GWC está a atrair cidadãos dos EUA ao Porto, é assinalado o facto de a cidade ter nesta rede "uma plataforma de promoção à escala de outras grandes referências internacionais do velho e do novo mundo do vinho, de Bordéus, em França, a Adelaide, na Austrália ou a Valparaiso, no Chile".

Como assinala Ricardo Valente ao Expresso, faz parte dos objetivos da GWC trabalhar cada cidade participante como ponto de partida para uma região mais alargada, estratégia que "traz mais valias ao nível da diversificação da oferta e potencia o aumento da permanência média para além do city break".

É ainda destacado o facto de este não ser um turismo de massas, mas de segmentos especializados.

Constituem a Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, além do Porto, Adelaide - Austrália do Sul (Austrália); Bilbao - Rioja (Espanha); Bordéus (França); Mainz - Rheinhessen (Alemanha); Mendoza (Argentina); São Francisco - Napa Valley (EUA); Valparaiso - Vale de Casablanca (Chile); Verona (Itália); e Lausanne (Suíça), a entrada mais recente.