Sociedade

Rede das Cidades Interculturais define desafios para 2024

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Encontro_nacional_Rede das Cidades_nterculturais_2024_01.jpg

O Município do Porto esteve presente no Encontro Nacional da Rede das Cidades Interculturais (RPCI), que decorreu em Barcelos.

No encontro, no qual a Câmara do Porto participou através do Departamento Municipal de Coesão Social, foi avaliado trabalho realizado em 2023 (projetos e resultados), apresentado o balanço do projeto NET-IDEA e partilhadas as práticas das cidades envolvidas.

Foram, igualmente, apontadas as prioridades de ação para 2024, nomeadamente a proposta de projeto conjunto. Durante a jornada de trabalho, foi ainda possível conhecer vários projetos de trabalho, na área da interculturalidade, nomeadamente, o projeto "FAMI 102 e 103: Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração". Este projeto destina-se a contribuir para a gestão eficaz dos fluxos migratórios e para o reforço das políticas de asilo e de imigração, em consonância com o acervo da União e no pleno respeito das obrigações internacionais da UE e dos Estados-Membros.

Para o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, este encontro "representa um marco significativo no compromisso contínuo do Município do Porto com a coesão social".

"O evento destacou não apenas os desafios, mas também as conquistas, e apontou as prioridades de ação para 2024, incluindo propostas de projetos conjuntos. Estamos empenhados em promover a diversidade local e partilhar boas práticas interculturais, contribuindo assim para a construção de uma cidade onde todos têm lugar e voz", sublinhou o responsável.

A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais integra um conjunto de municípios empenhados em criar cidades mais coesas e inclusivas e que tem como prioridades promover a diversidade local e partilhar boas-práticas interculturais, o nível nacional e internacional. O programa apoia as cidades na revisão das suas políticas, através de uma lente intercultural, e no desenvolvimento de estratégias interculturais abrangentes para ajudá-las a perceber a vantagem da diversidade e a geri-la de forma positiva. Propõe, ainda, um conjunto de ferramentas analíticas e práticas para ajudar as partes locais nas várias etapas do processo.