Desporto

Recordes de inscrições e de público na prova que levou à Ribeira os melhores pilotos do enduro mundial

  • Notícia

    Notícia

Número de inscrições que bateram todos os recordes, aumento de afluência de público e um espetáculo vertiginoso de enduro fizeram, no fim de semana, a etapa Porto Extreme XL Lagares, a que não faltou sequer o mergulho final de um piloto e sua mota nas águas do Rio Douro.

A prova, uma das mais duras e espetaculares do calendário do motociclismo mundial, voltou pelo sexto ano consecutivo ao Centro Histórico do Porto para abrir a época das World Enduro Super Series (WESS), durante a tarde de sábado. Registou mais de 320 pilotos inscritos, em representação de 26 nacionalidades, e as estimativas apontam para a presença de mais de 30 mil pessoas a assistir.

A adrenalina foi também superior, já que o percurso desta edição incluiu, pela primeira vez, uma vertiginosa descida pela Escarpa das Fontainhas, já depois das tradicionais passagens pelo Cais da Ribeira e pelas sempre traiçoeiras escadarias do Codeçal e dos Guindais.

Desportivamente, o espanhol Alfredo Gomez Cantero voltou a dar espetáculo e impôs-se a toda a concorrência, desde a primeira manga até à finalíssima que foi disputada em conjunto pelos 10 pilotos mais rápidos da categoria-rainha. O polaco Taddy Blazusiak e o britânico Billy Bolt, atual campeão em título, juntaram-se ao piloto espanhol da Husqvarna no pódio final.

O azarado do dia foi o britânico Jonny Walker que, num último esforço para ultrapassar o seu compatriota Billy Bolt, acabou por cair da plataforma flutuante e mergulhar no rio com a sua mota.

O melhor português voltou a ser Diogo Vieira, que levou a sua Yamaha a um fantástico sexto lugar da geral (sétimo no acumulado).