Sociedade

Conheça os 12 factos de 2014

  • Notícia

    Notícia

12factos.jpg

Em 2014 o Porto teve motivos para sorrir. Da reabilitação urbana à cultura, passando pelo investimento nos bairros de Campanhã e pelo anúncio da reabilitação do Pavilhão Rosa Mota, um pouco por toda a cidade começou a viver-se a política do novo executivo liderado por Rui Moreira. Mas não só, a sociedade civil mostrou dinâmica e vontade de inverter a lógica da crise. A Torre dos Clérigos reabriu reabilitada, voltou a haver Feira do Livro e o Porto ganhou uma imagem de marca. Haveria muitos mais factos que poderiam ter sido escolhidos pelo Porto.pt, e que ficaram de fora, como a realização do Fórum do Futuro, a criação de um fundo de emergência social, a instalação de uma base da EasyJet no Porto ou os sucessos de eventos como o Primavera Sound ou a D'Bandada ou a normalização das relações da autarquia com clubes históricos da cidade. 2014 foi, também, um ano de lançamento e preparação de muitos projetos e ideias, com concretização nos próximos anos.

Aqui ficam, os 12 factos mais relevantes de 2014.


Reabilitação Urbana viabilizada.
A 8 de maio de 2014, Rui Moreira e Jorge Moreira da Silva assinaram, em nome da Câmara do Porto e do Governo, um acordo que viabiliza a Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana, pondo fim a um diferendo de anos. Com o acordo, o Governo comprometeu-se a continuar a apoiar a sociedade e em outubro o Porto registava recordes de edifícios em reabilitação. 

Porto Melhor Destino Europeu 2014. A 13 de fevereiro, o Porto foi eleito Melhor Destino Europeu, uma distinção da European Consumers Choice, que recaiu sobre o Porto após uma campanha de motivação lançada pela Câmara Municipal do Porto. O turismo registava em junho um crescimento próximo dos 16% em dormidas e o aeroporto do Porto viu o número de passageiros transportados mais de 8%. 

Rivoli volta a ser Teatro Municipal. A 14 de setembro, o Rivoli voltou a ser Teatro Municipal do Porto, recebendo a primeira exibição do ciclo "O Rivoli já Dança". Após uma década, a mítica sala voltou assim a estar ao serviço da cultura e dos agentes culturais da cidade e não só e a constituir-se, também, como um factor de atração turística. A sala tem estado permanentemente cheia desde então. 

Porto ganha uma imagem de marca. A 29 de setembro, o Porto ganhou pela primeira vez uma verdadeira imagem de marca, com a apresentação da "Porto.", imagem criada pelo galardoado designer da cidade, Eduardo Aires, que desenvolveu não apenas um sistema de comunicação corporativo da Câmara Municipal do Porto, mas também um instrumento de comunicação de cidade.

Criada a Frente Atlântica. A 11 de dezembro de 2014, após um ano de maturação e desenvolvimento da ideia, os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia anunciam a criação de uma associação com o nome Frente Atlântica do Porto. A associação, que terá sede no Porto, põe fim a muitos anos de falta de entendimento entre os municípios vizinhos e promete desenvolver projetos comuns. 

Comércio tradicional reanima-se. O Natal de 2014 fica marcado por um aumento de afluência e vendas na baixa do Porto, invertendo-se uma tendência de muitos anos ou mesmo décadas. Comerciantes e portuenses atribuem à dinâmica de promoção da baixa criada pela Câmara Municipal do Porto, que tem atraído para a rua muito do público tradicional dos centros comerciais.

Feira do Livro regressou ao Porto. A 5 de setembro de 2014 foi inaugurada a primeira Feira do Livro organizada pela Câmara Municipal do Porto, o que aconteceu pela primeira vez em 80 anos. A feira, antes da responsabilidade da APEL, não se tinha realizado em 2013, mas regressou em 2014 em grande, tendo registado mais de 200 mil visitantes nos jardins do Palácio de Cristal, que foi transformado num autêntico festival literário.

Bairros sociais de Campanhã reabilitados. A 18 de julho, Rui Moreira e Manuel Pizarro anunciaram o maior investimento do atual mandato. Um programa de 18 milhões de euros para reabilitar os bairros camarários da freguesia de Campanhã. As obras em Campanhã, que se iniciaram nesse dia, não esgotam o esforço de reabilitação da Câmara noutros bairros da cidade, noutras freguesias.

Igreja e Torre dos Clérigos reabrem restauradas. A 12 de dezembro, a Torre dos Clérigos e a Igreja com o mesmo nome reabriram ao público, reabilitadas e prontas para receber milhares de turistas e fieis que as visitam anualmente. As delicadas obras devolveram à cidade um dos seus ex libris numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal.

Futuro do Coliseu assegurado. A 10 de outubro, o presidente da Câmara do Porto reuniu com a nova direção do Coliseu do Porto, culminando um processo que viabilizou, para os próximos anos, o funcionamento da sala. Rui Moreira empenhou-se, com a Secretaria de Estado da Cultura, com o Conselho Metropolitano do Porto e com um mecenas, numa solução já alcançada.

O melhor São João de sempre. A 24 de junho, o Porto viveu, talvez, a melhor ou uma das melhores festas de São João de sempre. Na cidade terão estado mais de 500 mil pessoas nas ruas e a festa espalhou-se ou regressou a zonas onde já não havia São João há muito tempo, como a Rotunda da Boavista ou Campanhã. A National Geographic Magazine elegeu-o como um dos acontecimentos a não perder em junho, no Mundo.

Anúncio da reabilitação do Pavilhão Rosa Mota. A 18 de dezembro, Rui Moreira anunciou que o Pavilhão Rosa Mota será reabilitado, através de um concurso público internacional. A operação de concessão do pavilhão permitirá à Câmara Municipal do Porto ver garantida a recuperação do edifício a sua colocação ao serviço da cidade e o recebimento de uma renda.