Ambiente

Recolha seletiva porta a porta é alargada nas Antas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_recolha_residuos_verdes_2023_05.jpg

Andreia Merca

A recolha seletiva de resíduos porta a porta, na zona das Antas, vai ser alargada, chegando a mais cerca de cem famílias, através de um projeto operacionalizado pela empresa municipal Porto Ambiente, em colaboração com a Lipor, e financiado pelo POSEUR.

Em termos gerais, esta ação passará a abranger mais algumas artérias desta zona da cidade, nomeadamente Rua de Santo António de Contumil e Rua do Dr. Luís Pinto da Fonseca.

Os moradores de cada uns dos fogos abrangidos irão receber, para o efeito, contentores para recolha dedicada (papel/cartão, plástico/metal, vidro, orgânicos e indiferenciados) e, em paralelo, decorrerá uma ação de sensibilização e informação sobre a correta separação de resíduos, periodicidade das recolhas, e procedimentos mais adequados para a deposição.

Recorde-se que esta iniciativa, lançada em julho de 2018, foi implementada nas zonas das Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e em Ramalde. Atualmente abrange já um total de cerca de 2.700 famílias aderentes, o que permitiu, só em 2023, a recolha seletiva de mais de 923 toneladas de resíduos.

Este alargamento insere-se na estratégia da Porto Ambiente de adequar a recolha às diferentes zonas habitacionais da cidade, apostando no reforço de equipamentos de proximidade, para uma correta deposição de resíduos facilmente acessível a todos os munícipes. Em zonas de moradias unifamiliares, pelas suas características, é implementado o sistema de recolha porta a porta.

O alargamento do projeto de recolha seletiva nesta fase reforça o compromisso da Porto Ambiente com a promoção da economia circular, tendo em vista a neutralidade carbónica na cidade, em linha com os desafios do Pacto do Porto para o Clima.

Saiba mais na página da empresa municipal ou através da Linha Porto. 220 100 220.