Cultura

Recitais de música e poesia de regresso à Extensão do Romantismo do Museu da Cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Joao_Pereira_Recital_Extensao_Romantismo.JPG

João Pereira

Os recitais de música e poesia regressam à Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, nesta quinta-feira, a partir das 19 horas. Com o título “Música e Literatura”, a sessão terá como convidada Isabel Pires de Lima e contará com a participação da soprano Dora Rodrigues.

A melodia vocal e as questões de prosódia e linguísticas colocadas pela língua portuguesa e pela sua genuína expressão musical estarão patentes nas canções de Vianna da Mota (1868-1948) e Francisco de Lacerda (1869-1934), interpretadas ao vivo pela pianista Sofia Lourenço e o organista Pedro Monteiro.

Sofia Lourenço tem sido responsável por uma série de importantes contribuições discográficas para o património musical português. É professora de piano, desde 1991, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Desde 2007, é membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – CITAR, da Universidade Católica Portuguesa onde concluiu os seus estudos de Pós-Doutoramento em Música e Musicologia Sistemática. Integra, desde 2017, o grupo de investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-MD (Universidade Nova de Lisboa).

Já Pedro Monteiro é doutorado Summa cum Laude em Teoria e Análise Musical, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto (2013). Como maestro, tem-se dedicado à música antiga, com a criação do EAnsemble e a realização de várias primeiras audições modernas.

No final do recital, uma conversa com a investigadora Isabel Pires de Lima parte da melodia vocal, para a palavra cantada, analisando também as razões pelas quais o romantismo em Portugal se constituiu tardio e reservado ao clima de salão doméstico, partilhando as estas singularidades.

No último recital do ciclo Criação e Revolução, desenvolvido pelo Curso de Música Silva Monteiro, o quarteto de cordas Lusitanae Ensemble interpreta Luis Costa e Sara Braga Simões dá voz às icónicas árias do Barbeiro de Sevilha de Rossini e La Sonnambula de Bellini.

Os concertos na Extensão do Romantismo retomam a 5 e 6 de fevereiro com um festival que apresenta dos premiados do Concurso Internacional de Santa Cecília.

Os preços dos concertos variam de 4 a 2 euros e estão disponíveis na bilheteira online do Museu da Cidade.