Habitação

Reabilitação dota prédio de três novas habitações na Rua do Heroísmo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Vai ser iniciada mais uma obra de reabilitação de um prédio, cujas futuras frações serão colocadas no programa de arrendamento acessível do Município do Porto. O edifício está localizado na freguesia do Bonfim, sendo que a empreitada representa investimento que ascende a 463 mil euros, verba integralmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Com projeto a cargo do gabinete de arquitetura Merooficina, os trabalhos vão intervir numa área de 332 m2, situada entre as Ruas do Heroísmo, da Lomba e de Frei Heitor Pinto e reconfigurar uma casa de construção tradicional em granito que contempla, atualmente, apenas uma habitação e um comércio.

De acordo com a memória descritiva do projeto, a requalificação vai dotar o prédio de “melhores condições de habitabilidade e salubridade e dar uma leitura clara ao conjunto edificado, relacionando-o com a restante composição de moradias em banda a si adjacentes”.

Para Pedro Baganha, vereador responsável pelo pelouro da Habitação, “o investimento que tem vindo a ser realizado na intervenção em casas que são propriedade do Município pretende ser um agente de mudança e, simultaneamente, um indutor de qualificação dos edifícios existentes na cidade”.

Depois da intervenção, que tem conclusão prevista para o início de 2026, estarão disponíveis mais três apartamentos de tipologia T2 para aumentar a oferta de arrendamento acessível destinados a agregados elegíveis ao abrigo do 1.º Direito.

Os trabalhos de reabilitação estão a cargo da empresa municipal Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana.