Urbanismo

Reabilitação do Bairro do Cerco apresentada a grupo de estudantes de arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um grupo internacional de 28 estudantes de arquitetura, provenientes de universidades de quatro países (Chipre, Grécia, Roménia e Croácia), ficou a conhecer, na manhã de sexta-feira, o trabalho de reabilitação dos edifícios do Bairro do Cerco, que tem vindo a ser levado a cabo pela Câmara Municipal do Porto.

No âmbito do projeto “Direito à Cidade”, integrado no programa Erasmus+, a empresa municipal Domus Social recebeu a comitiva de alunos de arquitetura, que foram acompanhados por 12 professores/investigadores de diferentes áreas.

O percurso do grupo começou por uma visita à Domus Social, onde estudantes e professores foram recebidos pelo vereador com os pelouros do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação (e também presidente do conselho de administração da empresa municipal), Pedro Baganha.

Este encontro teve como objetivo enquadrar a plateia sobre o que representa a habitação social no Porto, a sua dimensão e desafios. Houve ainda espaço para perguntas de importância para os estudantes, nomeadamente sobre o papel da arquitetura e do arquiteto na esfera da habitação social.

Seguiu-se a incursão no terreno, para uma visita ao Bairro do Cerco, que se focou nas obras de reabilitação deste complexo habitacional. O grupo internacional foi conduzido pelo arquiteto José Gigante, um dos autores do projeto de reabilitação dos edifícios, que abordou os princípios orientadores do projeto, ilustrando no local a diferença entre os blocos já intervencionados, em contraponto com os que ainda não foram objeto de intervenção.

Para os edifícios que aguardam trabalhos de melhoria está previsto o início da empreitada muito em breve, uma vez que a obra já se encontra adjudicada. Durante a visita, enquadrada por técnicos da Domus Social, foi também possível percorrer as zonas comuns de um dos blocos de habitação e estabelecer contacto com os moradores.

Do bairro, os estudantes partiram depois para a Universidade Lusófona e ficaram por lá a trabalhar. Esta visita ao Porto inseriu-se no programa intensivo “Housing and Urban Commons: Building with Care”, promovido no âmbito do projeto Erasmus+ com o intuito de suscitar a reflexão sobre a cidade e o espaço comum, e sobre a arquitetura como uma forma de cuidar.

Antes do Porto, o grupo tinha passado por Lisboa, Coimbra e Santa Maria da Feira.