Ambiente

Reabilitação da Quinta do Covelo está concluída

  • Notícia

    Notícia

A Quinta do Covelo, em Paranhos, está de cara lavada. A empreita de reabilitação deste espaço verde e de lazer está concluída e incluiu a implementação de várias soluções paisagísticas. Iniciadas em janeiro, as obras representaram um investimento municipal na ordem dos 320 mil euros.

A intervenção, da responsabilidade da Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto), permitiu renovar pavimentos, percursos e zonas de estadia, reparar muros de pedra e da cascata existente. Foi também feita a limpeza da vegetação, sementeiras, plantação de espécies arbóreas e outros. As infraestruturas elétricas, de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais foram igualmente adaptadas.

A Quinta do Covelo, outrora chamada do Lindo Vale ou da Boa Vista, pertencia ao fidalgo Pais de Andrade, tendo sido vendida pelos seus descendentes a Manuel José do Covelo, negociante. No século XIX, entre 1829 e 1830, a quinta foi novamente vendida, pelos descendentes do Covelo, a Manuel Pereira da Rocha Paranhos. Passou, então, a ser conhecida também por Quinta do Paranhos.

No século XX, a quinta foi doada à Câmara do Porto e ao Ministério da Saúde, por testamento, com o impedimento de indivisibilidade e para edificação de um hospital para tuberculosos. Tendo o Ministério da Saúde prescindido de aí construir o referido equipamento hospitalar, a Câmara gere atualmente a quase totalidade do espaço.

Com sete hectares, este parque público tem um Centro de Educação Ambiental, parque infantil e outros equipamentos integrados na paisagem, sendo um espaço privilegiado na cidade.