Sociedade

Rastreios gratuitos ao VIH/SIDA podem ser efetuados em unidade móvel

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_rastreio_gratuito_VIH.jpg

Filipa Brito

Já se encontra disponível a calendarização das ações de rastreio agendadas para este mês de abril do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) da Unidade Móvel e do atendimento na Unidade Fixa.

O CAD VIH/SIDA Porto disponibiliza, mensalmente, a presença de uma unidade móvel em vários pontos da cidade. A unidade funciona nos dias úteis, sendo o atendimento efetuado por ordem de chegada e sem necessidade de marcação. Poderá consultar aqui os locais, datas e horários de abril.

Quanto à Unidade Fixa, o atendimento é realizado apenas com marcação prévia. Para o efeito, os interessados deverão agendar a sua marcação através do número fixo 220 412 250, do contato móvel 961 314 380 ou ainda via email para cadporto@arsnorte.min-saude.pt.

O horário de atendimento, aconselhamento e realização de teste na Unidade Fixa, sita provisoriamente na Rua da Constituição, nº 199, é de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Os serviços prestados nestas duas unidades enquadram-se no âmbito das atividades previstas no plano de ação da estratégia “Porto, Cidade Sem Sida”. Com estas ações, o Município do Porto pretende contribuir para a construção e consolidação de respostas adequadas às necessidades locais, concorrendo para o cumprimento dos objetivos da estratégia 90-90-90.