Educação

Ranking internacional mostra a investigação científica da U.Porto a crescer

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#EgidioSantos_UPORTO-foto-investigacao-feup.jpg

Egídio Santos

Depois do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects, agora é a National Taiwan University a distinguir a Universidade do Porto. O barómetro internacional coloca a instituição no 220.º lugar entre mais de quatro mil e assume que a investigação científica que ali se produz está no “top 100” mundial em cinco áreas e nas 500 melhores em 23.

Segundo o “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” ou NTU Ranking, a Universidade do Porto é uma das 100 instituições mundiais que mais e melhor investigação desenvolve em Farmacologia e Toxicologia (33.º lugar mundial e sétimo europeu), Ciências Agrárias (39.ª posição na avaliação mundial), Ciências dos Animais e Plantas e Engenharia Química (ambas no 86.º posto mundial) e Ambiente e Ecologia (na 98.ª posição).

A avaliação da Universidade de Taiwan é feita com base em três critérios: produtividade, impacto e a excelência da investigação científica produzida pelas instituições nos últimos 11 anos.

O 220.º lugar a nível mundial significa que a Universidade do Porto subiu três posições face ao ano anterior, mas há ainda a destacar o 91.º lugar quando comparada com as congéneres europeias e também o sétimo dentro do espaço ibero-americano.

O NTU Ranking 2022 é liderado pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), seguida das universidades de Stanford (Estados Unidos), Londres (Reino Unido), Oxford (Reino Unido), e Johns Hopkins (Estados Unidos).