Educação

Ranking de Xangai coloca a U.Porto entre as 400 melhores do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_uporto.jpg

DR

A U.Porto surge em segundo lugar, entre as instituições portuguesas, naquele que é o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do ensino superior.

O índice “Academic Ranking of World Universities”, elaborado pela ShanghaiRanking Consultancy, coloca a U.Porto no intervalo das 301-400 melhores, entre as mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo que foram analisadas.

A análise é feita com base em seis critérios, que avaliam a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita. De um modo geral, a Universidade do Porto melhorou os indicadores analisados, nota o portal Notícias U.Porto.

No panorama nacional, o Ranking de Xangai destaca mais cinco universidades: a Universidade de Lisboa (201-300), Universidade do Minho (401-500), Universidade de Coimbra (501-600), Universidade Nova de Lisboa (601-700) e Universidade de Aveiro (601-700).

Em termos globais, a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera o ranking pelo 19.º ano. As Universidades de Stanford e Cambridge completam o top-3 da hierarquia.

Em junho, quando foi divulgado o Global Ranking of Academic Subjects, feito pela mesma entidade, a U.Porto destacava-se entre as 100 melhores do mundo em quatro áreas de estudo. Foi novamente considerada a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, e cotava-se entre as 100 melhores nas disciplinas de Veterinária, Engenharia Biomédica e Engenharia Química.