Desporto

Rally de Portugal já está na estrada e chega sábado ao Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_rally_reconhecimento_13.jpg

João Queirós

Na passagem do rali pela cidade, não está autorizada a presença de público. No entanto, a Super Especial citadina, este ano realizada na zona da Foz do Douro, será transmitida em direto pela RTP e SportTV, a partir das 19 horas deste sábado.

A 54.ª edição do Rally de Portugal arrancou oficialmente esta quinta-feira, com a realização do shakedown em Paredes e a partida simbólica em Coimbra. Contudo, é a partir desta sexta-feira, 21 de maio, que os melhores pilotos do mundo começam a acelerar nas zonas norte e centro de Portugal.

Depois do cancelamento da prova no ano passado, devido à pandemia, a organização manteve praticamente inalterado o figurino previsto para 2020, pelo que pilotos e máquinas têm pela frente, até ao próximo domingo, um total de 346,26 quilómetros cronometrados, repartidos por três etapas, 21 especiais e 15 concelhos.

O arranque competitivo daquele que já foi considerado, por diversas vezes, o melhor rali do mundo faz-se, a partir desta sexta-feira, na região centro do país, com passagens por Lousã, Góis e Arganil. Antes de regressar a norte para a Super Especial de Lousada, a prova passa ainda por Mortágua, pela primeira vez em 20 anos.

No sábado, a maior etapa do rali começa em Vieira do Minho, seguindo depois para a Serra da Cabreira e Amarante, fechando o dia com a única Super Especial citadina desta edição, num percurso desenhado em redor do Forte de São João Baptista, com cerca de 1,1 km, que será percorrido três vezes pelos concorrentes.

Embora sem presença de público, a Porto Super Special Stage será transmitida em direto pela RTP2 e pela SportTV2, a partir das 19 horas. Antes, e em jeito de aquecimento, haverá uma prova de Clássicos Desportivos, envolvendo 27 concorrentes, incluindo a famosa Renault 4L guiada por António Pinto dos Santos.

O Vodafone Rally de Portugal completa-se no domingo com mais cinco especiais, em Felgueiras, Montim e Fafe, regressando depois a Matosinhos para a cerimónia de pódio.

Um novo recorde para Ogier?

Desportivamente, a etapa portuguesa pontuável para o Mundial de Ralis poderá marcar um novo e histórico recorde de triunfos para Sébastien Ogier. O piloto da Toyota, atual Campeão do Mundo e líder da classificação de Pilotos, partilha atualmente com Markku Alen o recorde de triunfos (5) na prova organizada pelo ACP (Automóvel Club de Portugal).

Aos 37 anos, esta poderá ser a última hipótese para o francês fixar um novo recorde de seis vitórias na prova portuguesa, dado que cumpre este ano a sua última época completa no Mundial, onde já somou sete títulos e 51 vitórias à geral, a primeira das quais em Portugal, em 2010.

Devido à sua condição de líder do Mundial, Ogier será o primeiro a largar para a estrada na primeira etapa, algo sempre muito penalizador num rali disputado em pisos de terra.

A oposição ao piloto francês virá, de resto, de todos os lados, até mesmo de dentro da própria equipa japonesa, sobretudo após o desfecho inglório de Elfyn Evans na anterior etapa do calendário, na Croácia, onde o britânico deixou escapar a vitória em cima da meta, por 0,6 segundos.

Ainda assim, atenções maiores para a Hyundai, que entrega os seus i20 oficiais a um trio de respeito, composto por Thierry Neuville (atual segundo classificado no Mundial), Ott Tanak e Dani Sordo, todos já com uma vitória cada em Portugal.

Além das principais estrelas do WRC, o evento contará também com os melhores pilotos nacionais, casos de Armindo Araújo, campeão em título, Ricardo Teodósio, atual líder do CPR, Bruno Magalhães, José Pedro Fontes ou Bernardo Sousa. Noutro patamar, nota ainda para a participação de André Villas-Boas, antigo treinador do FC Porto, Chelsea e, mais recentemente, Marselha, aos comandos de um Citroen C3.

Atenção aos condicionamentos no sábado

Relembramos que, devido à realização da Porto Super Special Stage no próximo sábado, haverá restrições ao trânsito em todas as artérias de ligação à zona da prova. A partir das 12 horas, o trânsito será mesmo proibido nas Avenidas de Montevideu e do Brasil, em ambos sentidos, do Castelo do Queijo até ao Jardim do Calém (Fluvial). Em alternativa, todo o trânsito de atravessamento da zona marginal e ribeirinha será desviado para o “Percurso Recomendado”.

No entanto, a Câmara do Porto vai possibilitar o acesso de residentes e comerciantes a este perímetro, bem como de cargas e descargas, com a ressalva de que será realizado mediante controlo policial, em respeito pelas indicações que as autoridades determinarem no local.

Nenhum estabelecimento comercial ou alojamento hoteleiro será, por isso, impossibilitado de receber clientes, desde que siga a sinalética vertical com informação referente aos percursos pedonais alternativos, que vai ser instalada.

No entanto, entre as 18,30 e as 22,30 horas do dia 22, período durante o qual se vai disputar a prova, o movimento de carros no interior da zona condicionada é fortemente desaconselhado.

Também a STCP já informou para o desvio dos trajetos das linhas 200, 203 e 500 (mais informações aqui).

Para o esclarecimento de dúvidas da população e comerciantes locais, a Câmara do Porto disponibiliza a Linha Porto. 220 100 220, com a opção 5 dedicada ao Rali. A linha está ativa nos dias úteis e no sábado da prova, entre as 9 e as 19 horas.

Está ainda disponível uma linha complementar, assegurada pela Polícia Municipal, através do número móvel 939 012 402. Esta linha garante o atendimento de segunda a sexta-feira, entre as 7,30 e as 20,30 horas, e aos fins de semana das 9 às 18 horas.