Cultura

Quintas de Leitura evocam poetas inadaptados na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_quintas_de_leitura_FL_10.jpg

Porto.

As Quintas de Leitura deixam o seu habitat natural no Teatro Campo Alegre e, mais uma vez, instalam-se no Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota para uma sessão especial no âmbito da Feira do Livro do Porto. A sessão está agendada para hoje, 9 de setembro, às 22 horas.

A partir de um verso de Daniel Faria, no ano do seu 50.º aniversário, as Quintas de Leitura irão incidir em textos de poetas que escreveram sobre a o amor, a solidão, a morte e o desespero. Sob o título “Anjos Feridos na Raiz”, o recital irá revelar o fulgor poético destes homens, que, nalguns casos, morreram cedo demais, e que nos deixaram “versos mais rijos que ossos”.

Em destaque neste momento de evocação estarão nomes como Antero de Quental, Camilo Pessanha, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, Luiz Pacheco, Pedro Oom, Fernando Assis Pacheco, Sebastião Alba e Daniel Faria, entre muitos outros.

Participam nesta sessão Cristiana Sabino, Sandra Salomé, Sofia Saldanha, Susana Sá, António Durães e Isaque Ferreira, que farão as leituras dos poemas, e os músicos Miguel Amaral (guitarra portuguesa), CruDe (Ana Clément, Dulce Moreira e Mariana Santos) e JP Simões (a solo). O introito será da responsabilidade de António Carlos Cortez e a imagem da sessão é da autoria do jovem fotógrafo Lisboeta Italiano, recentemente falecido com apenas 25 anos.

A entrada para as Quintas de Leitura é gratuita, sujeita a levantamento de bilhete no local de realização da atividade, uma hora e meia antes do início (máximo 2 bilhetes por pessoa). A lotação é de 250 lugares.

A programação da Feira do Livro do Porto está disponível na sua página oficial.