Cultura

Quintas de Leitura comemoram 23 anos com sessão surpresa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mudancar_e_preciso_quintas_de_leitura.jpg

José Caldeira

As Quintas de Leitura celebram 23 anos de existência e a sessão comemorativa está marcada para esta quinta-feira, dia 28, às 22 horas, no Teatro Campo Alegre.

Este ciclo realiza-se, mensalmente, no Teatro Campo Alegre, desde 2001, e contam já com um total de 255 sessões. Os convidados, de diversas áreas de expressão artística, já são mais de mil e foi perdida a conta aos milhares de poemas lidos.

João Gesta, programador deste ciclo, caracteriza os 23 anos de vida como "um lento e incendiário percurso, navegação ao sabor do nevoeiro, enorme o erro, inevitável o risco, clamoroso o acerto".

O alinhamento desta quinta-feira, bem como os seus convidados e convidadas, é surpresa e no final desta sessão será oferecido a todo o público um exemplar da antologia poética “Mudançar é Preciso”, que empresta o título à sessão e que inclui 30 poemas de 30 poetas que estiveram nos recitais.

Ao longo dos últimos anos, já passaram pelas "Quintas de Leitura" poetas e escritores, como Gonçalo M. Tavares, Filipa Leal, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, Matilde Campilho, Frederico Lourenço, entre outros. Também marcaram presença diversos artistas e projetos musicais, como Luca Argel, Best Youth, Ana Lua Caiano, Lavoisier, Frankie Chavez, Cláudia Pascoal, Adolfo Luxúria Canibal, Ana Celeste Ferreira, entre centenas de outros.

A sessão conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e online.