Cultura

Quinta é dia de literatura dentro de portas mas fora da sala habitual

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Quintas.jpg

Lucília Monteiro/Visão

As Quintas de Leitura movem-se da sua sala habitual, o Teatro Campo Alegre, e deslocam as leituras para o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nesta quinta-feira. A sessão faz parte da Feira do Livro do Porto, que decorre até domingo nos Jardins do Palácio de Cristal.

A sessão pretende ser uma festa de palavras em torno da poesia de Manuel António Pina, o autor homenageado nesta edição da Feira do Livro do Porto. A noite começa, a partir das 22h00, com uma seleção de poemas que caracterizam bem a obra do poeta, contagiada com a ironia e perspicácia habitual do escritor, para quem a poesia era "uma espécie de religião sem fé".

A participação anunciada do escritor João Luís Barreto Guimarães para fazer o introito poético da sessão, será substituída por Rui Lage, comissário da homenagem a Manuel António Pina, por impossibilidade de comparência do primeiro. As leituras serão feitas nas vozes de Ana Zanatti, Francisca Bartilotti, Paula Cortes e José Anjos. A fotografia assegurada pelas imagens sem memória de Lucília Monteiro e, durante a noite, serão proporcionados ao público momentos musicais a cargo de Bruno Soares, Pedro Moura, Larie e do incontornável B Fachada.

Nota, ainda, para uma performance especial de João Ricardo Pateiro, que todos conhecem pela voz nos relatos de futebol na TSF.

Os bilhetes para este reencontro com o imaginário de Manuel António Pina são gratuitos, limitados a dois bilhetes por pessoa, e estão disponíveis, a partir de uma hora e meia antes do início do espetáculo, na biblioteca.

Mais informações disponíveis aqui.