Cultura

Quinta do Covelo e Largo São Pedro de Miragaia são os próximos pontos de paragem do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

Esta semana, o Cultura em Expansão apresenta quatro récitas de Travessia, o novo espetáculo-percurso da CRL - Central Elétrica, com encenação e dramaturgia de Pedro Vilela, na Quinta do Covelo, e o concerto de Krake & Adolfo Luxúria Canibal no Largo de São Pedro de Miragaia.

Coproduzido com o programa municipal Cultura em Expansão, Travessia dá continuidade à linha de projetos de território e reflexão sobre o Porto que André Braga e Cláudia Figueiredo têm desenvolvido, com destaque para as cinco edições de Espírito Lugar apresentadas no Cultura em Expansão. Tendo como ponto de partida o encontro com cerca de 50 pessoas de nacionalidade brasileira a residir no Porto, que resultou na reunião de narrativas e testemunhos sobre a cidade a partir do seu ponto de vista, Travessia pretende repensar a noção de identidade refletindo em torno de questões como "Qual o sentimento aflorado quando se perde um determinado espaço geográfico e humano (relação do lugar de origem e pertença)? Porque é a expropriação um motivo de dor? Como tomar a condição de imigrante como fratura, como uma impossibilidade de alcançar algo?”. Sob a forma de percurso, o espectador é convidado a participar em 4 trajetos, que intercalam depoimentos pessoais e dos performers, “procurando traçar diferentes caminhos capazes de revelar o que está oculto nas teias da memória desta tensa relação histórica entre Brasil e Portugal".

O espetáculo será apresentado entre os dias 8 e 11 de julho, sempre às 19,30 horas, na Quinta do Covelo.

Já no dia 9 de julho, sexta-feira, às 21 horas, o Largo de São Pedro de Miragaia dá palco espetáculo sonoro pós-apocalíptico de Krake e Adolfo Luxúria Canibal. Às percussões negras e experimentais de Pedro Oliveira ou Krake, conhecido por projetos como peixe:avião ou Dear Telephone, junta-se a voz cavernosa e soturna do mítico vocalista dos Mão Morta, que interpreta histórias sobre gente comum da sua autoria, num registo quase cinematográfico. Um projeto que nasceu em 2018, foi apresentado pela primeira vez na edição de 2019 do festival Zigurfest, em Lamego, e chega agora ao Cultura em Expansão, numa aparição intensa e, possivelmente, rara.

Nos próximos fins-de-semana, o Cultura em Expansão apresenta ainda “Ilhas - uma constelação” de Sara Anjo, no Reservatório da Pasteleira; Ka Baird & Angélica Salvi, na Associação de Moradores da Bouça; “Brado - Encontro de Vozes em Cigano Canto” de Margarida Mestre, Orquestra Ciga-Nos e Comunidades de Contumil e Lagarteiro, na Casa das Glicínias; “Estro/Watts - Poesia da Idade do Rock”, na Associação Nun’Álvares de Campanhã e Associação de Moradores da Bouça; a inauguração do projeto “Oficina (In)Comum” da Ponto Parágrafo e “Transmissão” de Frankão aka O Gringo Sou Eu, no Bairro Pinheiro Torres, na Pasteleira; “ICEBERG - o último espectáculo” do Peripécia Teatro no Complexo Desportivo de Campanhã.

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultados no website do programa.