Desporto

Queniano James Mwangui vence maratona do Porto e estabelece novo recorde da prova

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O queniano James Mwangui venceu ontem, pelo segundo ano consecutivo, a Maratona do Porto e estabeleceu um novo recorde da prova, 11 segundos abaixo da marca fixada pelo compatriota Zablon Chumba. O percurso de 42,195 quilómetros voltou a estender-se pela frente atlântica das cidades de Porto e Matosinhos, uma vez que, à imagem da edição anterior, as obras no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I continuam a impossibilitar a passagem por Vila Nova de Gaia.

James Mwangui venceu a 18.ª edição da Maratona do Porto em 2:08.47 horas, seguido dos etíopes Abraraw Misganaw Tegegne (2:10.29), segundo, e Haymanot Alew (2:11.10), terceiro. José Sousa, do Praia de Mira, foi o melhor português, ao terminar em sexto.

A queniana Alice Jepkemboi Kimutai venceu a prova feminina, com o tempo de 2:29.58 horas, sendo acompanhada no pódio pela portuguesa Vanessa Carvalho, do Sporting de Braga (2:35.24), e pela também queniana Lydia Njeri Mathathi (2:36.38).

Mais de dez mil atletas participaram nesta manhã de desporto. Para além da maratona contou ainda com a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, na distância de 10 quilómetros, e a Fun Race, com seis quilómetros. Rui Teixeira (Sporting), no setor masculino, e Dulce Felix (Benfica), no setor feminino, foram os vencedores da Family Race.

A cerimónia de pódio, que premiou os primeiros classificados das provas, contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, demais autarcas de Matosinhos e Vila Nova de Gaia e representantes dos patrocinadores.