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Quem vive (n)a cidade é – e será – protagonista da história do Cartão Porto.

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A cidade é de quem nela vive e é deles para ser vivida. Dois anos desde a sua criação, o Cartão Porto. continua a somar benefícios e já cerca de 54 mil pessoas usufruíram de descontos no teatro ou museus, assistiram a concertos gratuitos e andaram livremente de transportes públicos. Agora, o cartão que anda no bolso - e, em breve, no telemóvel – vai sortear bilhetes e experiências de mais parceiros que se juntam para unir, cada vez mais, a cidade e as suas pessoas.

Em dia de aniversário, num momento de promoção junto à estação de metro da Trindade, que contou com a dança dos alunos da Pallco – Performing Arts School and Conservatory, quase duzentas novas pessoas aderiram ao cartão. E mais de 5.200 já se candidataram ao sorteio de bilhetes duplos para subir à cúpula do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e experienciar o Porto 360.

Esta é uma das novidades do Cartão Porto. Durante o mês de abril, o Município vai lançar sorteios para oferecer aos portuenses diferentes experiências: além de poderem subir ao miradouro nos Jardins do Palácio de Cristal, vai haver convites para a Queima das Fitas (dia 12) e para o Primavera Sound Porto (a partir de 19).

As condições de participação estão disponíveis na página do cartão.

Feliz pelos “números tão expressivos” alcançados, o vice-presidente da Câmara do Porto sublinha como o cartão “cria uma relação de proximidade em que o cidadão é parte integrante da cidade. E nós, com a responsabilidade que temos, conseguimos comunicar com ele”.

E os números desta história contam-se assim: 54 mil cartões emitidos, entre eles 11.500 jovens entre os 13 e os 18 anos a fazer cinco milhões de validações gratuitas nos transportes públicos, mais de 300 alertas enviados e mais de 30 mil viagens através do Táxi Saúde +65.

Para Filipe Araújo, “criar mobilidade” para as pessoas na cidade é um dos pontos essenciais do Cartão Porto. Outro tem sido a adesão de cada vez mais parceiros, algo que o vice-presidente vê como “muito gratificante”.

“As instituições da cidade também veem o cartão como um benefício para elas e querem propiciar benefícios a quem cá vive. A cidade tem-se, de facto, unido à volta do cartão”, reforça Filipe Araújo.

Esta união faz nascer, agora, novos episódios desta história:
- 20% de desconto na programação própria e nas visitas guiadas ao Coliseu do Porto;
- 30% de desconto nas sessões do Planetário do Porto ou nas visitas à Galeria da Biodiversidade – Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto;
- a Seiva Trupe permite assistir a todos os espetáculos promovidos pela companhia com 50% de desconto;
- a Fundação Cupertino de Miranda oferece bilhetes a metade do preço para o Museu do Papel-Moeda;
- o Círculo de Cristal, S.A. permite experienciar as Visitas Porto 360 com um desconto de 32%;
- o Futebol Clube do Porto oferece 10% de desconto na compra do tour FC Porto - Museu + Estádio, permitindo, ainda, acesso a descontos especiais em ocasiões específicas.

Cidade mais próxima

Para o vice-presidente é igualmente importante “conseguir que o cidadão tenha uma interação de maior proximidade com o Município”. Que se faz “com a possibilidade de avisar quando, por exemplo, vai ter uma obra na sua rua, quando vamos podar as árvores e há limitações no estacionamento”.

Também aqui há uma história a crescer com o serviço de alertas por SMS a incluir, agora, “informação sobre as alterações na recolha de resíduos e sobre as suspensões do fornecimento de água, gás e luz, o que permite aos portuenses antecipar a organização da sua vida de forma a minimizar o impacto destes constrangimentos”.

“Sempre a inovar, sempre com novas ideias”, o Município está “a trabalhar na versão digital” do cartão para que tudo se mantenha tão simples como a adesão. “Aceder à página cartão.porto.pt, indicar uma série de dados pessoais, dar um comprovativo de domicílio fiscal, assinalar se querem receber os alertas, se querem ser avisados dos eventos da cidade, clicar ok e, passado algum tempo, recebem o cartão em casa”, explica Filipe Araújo.

Assim é, e será, o Cartão Porto.: “Uma história intemporal que une a cidade - É o meu Porto. De ontem, de hoje. Para sempre meu”.