"Quem sou eu?" sobe ao palco do Teatro Campo Alegre
Porto.
Notícia
DR
"Quem sou eu?" sobe, neste sábado, dia 20 de julho, ao palco do Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre e tem como protagonistas 17 seniores da Casa de Lordelo. O espetáculo inicia-se às 18 horas, com duração de 40 minutos, e tem entrada gratuita.
O projeto "Quem sou eu?" tem como principal objetivo trabalhar as estórias de vida da população sénior, através da expressão artística, que culmina com uma encenação para apresentação à comunidade.
Nesta sexta edição participaram idosos da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, através da parceria com a Casa de Lordelo. Os "atores" realizaram dois ensaios semanais, durante quatro meses (abril a julho), num trabalho com direção artística de Isabel Barros.
“É um olhar sensível sobre a população, sobre o território da cidade, uma viagem através da memória das pessoas idosas, à procura do belo que há em cada um", refere Isabel Barros.
Parceria com o Teatro de Marionetas do Porto
Criado em 2018, no âmbito da adesão do Município do Porto à Rede Mundial da Cidade Amiga das Pessoas Idosas, e dinamizado em parceria com o Teatro de Marionetas do Porto, o projeto resulta da motivação para trabalhar com comunidades mais idosas, numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social.
Recorde-se que, em 2018, decorreu uma experiência piloto no território de Campanhã. Em 2019, o projeto foi alargado à freguesia do Bonfim. Em 2021, com a terceira edição, a iniciativa chegou a Paranhos. No ano de 2022, foi a vez da população sénior do Centro Social da Sé Catedral do Porto, da União de Freguesias do Centro Histórico, integrar a iniciativa. Em 2023, o projeto decorreu no Centro Social da Paróquia da Areosa, na freguesia de Paranhos.
Mais informações sobre "Quem sou eu?" aqui.