Educação

Quatro mil alunos do 1.º Ciclo envolvidos no "Porto de Atividades"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto volta a apostar, no novo ano letivo, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e nas Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo, abrangendo quatro mil alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública, em que a autarquia é entidade promotora, e mais de 200 professores, escolhidos após um concurso público, que teve a participação de mais de 900 candidatos.

Esta quinta-feira, os professores foram recebidos, no Teatro Municipal Campo Alegre, pelo presidente da Câmara, que salientou a importância das parcerias com toda a comunidade educativa. "São os nossos parceiros de todos os dias e com quem temos construído uma relação de grande confiança e uma forte colaboração e a quem quero agradecer o trabalho de proximidade, a permanente disponibilidade e colaboração", afirmou.

"Iniciamos este novo ano letivo com energia renovada e expectativas elevadas na consolidação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito do processo de descentralização de competências, envolvendo a gestão de todas as escolas públicas da cidade, desde a educação pré-escolar, passando pelo ensino básico e secundário, até ao ensino profissional e artístico", frisou Rui Moreira, que esteve acompanhado do vereador da Educação, Fernando Paulo, e da vereadora dos Recursos Humanos, Catarina Araújo.

O presidente da Câmara relembrou que o Porto faz parte da rede Cidade Educadora e Cidade Amiga das Crianças. Por isso, disse, "a aprendizagem vai muito além das páginas dos livros. Acontece pela arte, pelo desporto, pela ciência, pela música e por todas as formas que permitam criar oportunidades de experienciar novas realidades".

Lançou, por isso, um desafio aos professores das AEC e de apoio ao estudo: "Não o de ensinar as respostas, mas de estimular as perguntas. As respostas permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos levarão a entrar pelo mar desconhecido".

Trabalho de casa feito

Para o vereador da Educação, "apesar de o Porto possuir uma rede escolar de muito boa qualidade", será mantido o investimento nesta área, "sempre com a preocupação de humanizar as escolas e de as dotar das melhores condições para o ensino e a aprendizagem".

"Continuaremos a assegurar o serviço de refeições, a ação social escolar e o transporte público, reforçando a segurança e o bem-estar, criando e dinamizando projetos educativos e estimulando dinâmicas lúdico-educativas", acrescentou Fernando Paulo.

Também a vereadora dos Recursos Humanos destacou que "o bem-estar físico e mental é uma prioridade da autarquia, pelo que temos desenvolvido várias ações (rasteiros de saúde: cardiovascular, diabetes, nutrição, medicina curativa, serviços de enfermagem, aulas de yoga, ou mesmo as consultas de saúde mental) com a preocupação de chegar a todos os trabalhadores".

“Para nós, a gestão de pessoas é um processo de melhoria continuo onde procuramos, todos os dias, disponibilizar as melhores condições de trabalho e as ferramentas necessárias para que cada profissional possa sentir-se realizado e feliz no seu contexto de trabalho”, sublinhou Catarina Araújo.

Durante a cerimónia foi projetado o vídeo "A Escola é uma casa onde cabe toda a gente", produzido pela Associação de Ludotecas/ANILUPA, no âmbito do programa Porto de Crianças, com a participação dos alunos Escola Básica da Torrinha. Seguiu-se uma sessão de trabalho, que contou com a participação da vereadora dos Recursos Humanos e do da Educação e das respetivas diretoras municipais dos respetivos pelouros.

Mais de 200 professores envolvidos no “Porto de Atividades”

Desde o ano letivo 2019/2020 que o Município do Porto dinamiza o Programa Porto de Atividades, com as seguintes atividades: Atividades de Enriquecimento Curricular e Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo. Para o ano letivo 2023/2024, implementou as AEC em 75% das escolas básicas da rede pública da cidade, envolvendo quatro mil alunos de cinco freguesias/uniões de freguesias (exceção a Ramalde e Paranhos, já que serão as juntas de freguesia a exercer esta competência que lhe foi confiada pelo município, no âmbito dos contratos interadministrativos celebrados).

Para tudo isto, o município efetuou um concurso, resultando na contratação de 110 professores (71 para atividades físicas e desportivas, 35 para atividades lúdico-expressivas e quatro para atividades físicas e desportivas adaptadas).

Já as Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo serão desenvolvidas nos mesmos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, contemplando uma carga horária de cinco horas/semanais do 1.º ao 4.º ano, com a presença de 91 docentes. Deste modo, o Município conta com uma equipa total de 201 professores, garantindo a dinamização do Programa Porto de Atividades.