Sociedade

Quatro estabelecimentos históricos somam-se aos protegidos pelo programa municipal Porto de Tradição

  • Notícia

    Notícia

#mno_cachorrinhos_gazela_sr_americo.jpg


Casa da Mariquinhas, Gazela Cachorrinhos da Batalha, Restaurante Chinês (junto à Ponte Luís I) e Restaurante Ginjal fazem definitivamente parte do programa municipal Porto de Tradição, que passa agora a proteger 69 lojas históricas. À semelhança de deliberações anteriores, o Executivo votou por unanimidade os novos reconhecimentos.  

Após o período de consulta pública ter decorrido sem qualquer pronúncia, aqueles quatro estabelecimentos voltaram a ser apreciados pela vereação da Câmara do Porto, na reunião desta terça-feira. E, à semelhança da primeira votação, o Executivo validou a integração destes espaços de restauração na listagem do Porto de Tradição.

Entretanto, há mais lojas que procuram obter a proteção do programa municipal que salvaguarda estabelecimentos históricos dos aspetos mais liberais da Lei das Rendas, ainda em fase de consulta pública, a saber: Hotel Aliados, Restaurante King-Long, Barbearia Garrett, Confeitaria Petúlia, José Rosas e Cª, Lda., Liga Portuguesa de Profilaxia Social e Marcolino Relojoeiro.

Em fase de consulta pública está também o Regulamento do Porto de Tradição, que, aliás, atravessa a terceira submissão à cidade, dado que nas duas consultas antecedentes foram aceites e incorporadas sugestões ao documento. Essas alterações obrigam sempre ao reinício do processo.

Até à entrada em vigor do Regulamento, o programa continuará a seguir o disposto na Lei n.º42/2017.