Cultura

Quatro espetáculos para descobrir no próximo fim de semana de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os últimos eventos de junho do programa Cultura em Expansão decorrem entre os dias 18 e 20 e voltam a apostar na multiplicidade artística.

O fim-de-semana tem início na sexta-feira com “Silvar”, concerto que juntará em palco o baterista Ricardo Martins e a Banda Marcial da Foz do Douro. Inicialmente previsto para acontecer ao ar livre, no Jardim da Cordoaria, o espetáculo será apresentado na Associação de Moradores da Bouça, no mesmo horário – 20 horas – na decorrência de previsões meteorológicas desfavoráveis. Pelo mesmo motivo, a peça COZINHA(S) com António Júlio — de Catarina Barros / Teatro Experimental do Porto — será adiada para o dia 2 de julho, às 19 horas, em Miragaia, antecedendo ao cine-concerto de “O Último dos Homens de F.W. Murnau” com Bruno Monteiro, Kevin Pires & Ricardo Soares.

Com bandas como Lobster, Papaya, Jibóia ou Pop Dell’Arte entre a vasta lista de projetos e colaborações que compõem o seu percurso artístico, Ricardo Martins é hoje uma referência entre os mais atentos ao panorama da música portuguesa da atualidade. Apresenta-se agora no Cultura em Expansão para uma residência em torno do projeto colaborativo “SILVAR”, desenvolvido e apresentado pela primeira vez no âmbito do festival A Porta e, desta vez, adaptado a uma colaboração com membros da centenária Banda Marcial da Foz do Douro.

No dia seguinte, sábado, é a vez da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira — Previdência/Torres acolher a primeira sessão de cinema desta edição do Cultura em Expansão, através da exibição do filme “Reservado”, da realizadora Paula Preto. A sessão começa às 19,30 horas, seguindo-se o concerto de José Pinhal Post-Mortem Experience, às 20 horas, no mesmo espaço. Projeto de tributo a José Pinhal, nascido pelas mãos de membros do coletivo e editora portuense Favela Discos e da banda Equations, em poucos anos, as atuações de José Pinhal Post-Mortem Experience tornaram-se num baile de culto para os amantes do já desaparecido músico popular. Este regresso da banda aos palcos promete, assim, não deixar ninguém indiferente.

Para terminar o fim-de-semana, voltamos a Miragaia com mais uma manhã de domingo dedicada ao teatro. Desta vez, cabe ao marionetista venezuelano José Quevedo apresentar o seu Teatro Lambe-Lambe, dando-nos a conhecer a personagem Edmundo, “um homem comum, como tantos ou tão poucos, que encontra beleza nas coisas mais simples”. Experiência individual e única, na medida em que cada atuação se destina apenas a um espectador, a atividade decorrerá entre as 11 e as 13 horas e terá lugar no Largo da Fonte da Colher.

O acesso a todos os eventos do Cultura em Expansão é gratuito, mas pressupõe o levantamento de bilhetes (máximo 2 por pessoa), disponíveis no local e dia dos espetáculos, duas horas antes da sua realização.

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão, a decorrer até dezembro de 2021, podem ser consultados no website do programa.