Cultura

Quatro conversas, quatro locais, e quatro dimensões de Agustina Bessa-Luís

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

agustina-bessa-luis.jpg

DR

“Agustina leitora”, “Agustina traduzida”, “Agustina lida por outros escritores”, e “Agustina no cinema” – estas quatro dimensões de Agustina Bessa-Luís vão ser exploradas no ciclo “Agustina Leitora. Leituras de Agustina”, em quatro conversas, distribuídas por quatro dias, em quatro espaços culturais da cidade.

O arranque da iniciativa acontece nesta quarta-feira, às 18 horas, no átrio da Câmara Municipal do Porto. Nesta primeira sessão, intitulada “Agustina leitora”, participam Isabel Ponce de Leão, sócia fundadora e vice-presidente do Circulo Literário Agustina Bessa-Luís, Maria de Fátima Marinho, professora de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Mónica Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No mês e ano em que se assinala um século do nascimento de Agustina Bessa-Luís, o programa decorre até sábado, 22 de outubro: depois dos Paços do Concelho, o ciclo “Agustina Leitora. Leituras de Agustina” ruma à Casa dos Livros para a mesa-redonda “Agustina traduzida”, com as convidadas Alicia Mendonza, Catherine Dumas, Karen Sotelino, e Thomas Hüsgen, às 18h de quinta-feira.

No dia seguinte, Andreia C. Faria, Mário Cláudio, Mónica Baldaque, e Rui Lage reúnem-se na Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto) para a sessão “Agustina lida por outros escritores”, com início às 18h. Finalmente, no sábado, à mesma hora, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves acolhe o encerramento do ciclo. A mesa-redonda “Agustina no cinema” contará com a participação de António Preto, David Pinho Barros, e Rita Azevedo Gomes.

Este ciclo, organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, propõe-se a convocar dimensões da rede intertextual e interartística em que se insere o universo de Agustina Bessa-Luís, contribuindo assim não apenas para a cartografia intelectual desta escritora portuguesa de estatuto europeu, mas também para a sua revisitação por parte de novas gerações artísticas, em especial do domínio da gravura.

Até 11 de novembro será também possível visitar a Exposição bibliográfica e artística, disponível na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde são apresentados alguns livros da biblioteca pessoal de Agustina anotados pela própria, obras da escritora e as respetivas constelações de leituras estrangeiras, evocadas ou convocadas, tanto pela autora, como pela crítica nacional e internacional da sua obra, assim como trabalhos de estudantes e docentes de Gravura da Faculdade de Belas-Artes que dialogam expressamente com o universo agustiniano e, muito em particular, com o livro Estações da Vida.

Consulte mais informações aqui.